Publicações

Recompensem o Trabalho, Não a Riqueza

Relatório lançado em janeiro de 2018, às vésperas do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, que reúne as lideranças empresariais globais. O relatório revela como o modelo econômico mundial tem possibilitado que alguns poucos empresários acumulem enormes fortunas enquanto milhões de pessoas lutam para sobreviver com baixos salários e em condições precárias de trabalho.

Direitos Humanos em Tempos de Desigualdade

Estudo realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Oxfam Brasil e Centro para os Direitos Econômicos e Sociais (CESR, na sigla em inglês) que revela os impactos da austeridade nas políticas públicas voltadas à área social no Brasil.

Nós e as Desigualdades - percepções sobre desigualdades no Brasil

Pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha realizada em agosto de 2017 com 2.025 pessoas em todo o Brasil revela a percepção pública sobre as desigualdades no país. Com base nos resultados da pesquisa, a Oxfam Brasil reiterou sua agenda de combate às desigualdades, que tem como foco seis eixos: tributação, gastos sociais, educação, combate à discriminação, mercado de trabalho e democracia.

A Distância Que Nos Une - Um Retrato das Desigualdades Brasileiras

Relatório lançado em setembro de 2017 com o objetivo de alimentar o necessário e urgente debate público sobre as desigualdades no Brasil e as soluções existentes para reduzi-las.

Veja aqui como foi o lançamento do relatório em São Paulo.

Reforma manipulada

Relatório de Oxfam América que mostra como as reformas propostas pelo presidente Trump e os líderes no Congresso manipularão ainda mais as regras em favor dos ricos e poderosos.

Uma economia para os 99%

Novas estimativas indicam que o patrimônio de apenas oito homens é igual ao da metade mais pobre do mundo. Enquanto o crescimento beneficia os mais ricos, o restante da sociedade – especialmente os mais afetados pela pobreza – sofrem. O desenho e a estrutura das nossas economias e os princípios que dão base a decisões econômicas nos levaram a essa situação extrema, insustentável e injusta.

Desigualdade Em Movimento

Nos mês de janeiro, a Oxfam Brasil, Centro de Estudos da Metropole e o Le Monde Diplomatique Brasil lançam o encarte especial Desigualdade em Movimento. Nele, convidamos você a pensar sobre alguns dos desafios que os novos prefeitos dos municipios brasilerios irão enfrentar em 2017. Os artigos abordam temas como orçamento público, territorialidades, conselhos municipais, fluxos migratorios, mobilidade urbana, religião e demais desigualdades. 

Batalhas fiscais

Relatório produzido por Oxfam América que expõe os maiores paraísos fiscais corporativos do mundo – exemplos extremos de um destrutivo nivelamento por baixo na tributação de empresas.

Terrenos da desigualdade: Terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural

A desigualdade extrema tem múltiplas origens e traz sérias consequências negativas para a garantia de direitos e o desenvolvimento sustentável. Entre suas causas estruturais está a concentração da terra, um fator de preocupação na América Latina e, em especial, no Brasil.

Relatório executivo: Terra, poder e desigualdade na América Latina

Combater a desigualdade é um dos desafios mais urgentes a ser enfrentado pelas sociedades latino-americanas na busca pelo desenvolvimento sustentável. Dificilmente será possível alcançá-lo sem políticas direcionadas a um dos problemas históricos que persistem na região: a extrema concentração do acesso e controle da terra, assim como a distribuição dos benefícios de sua exploração.

Páginas