Publicações

Reforma manipulada

Relatório de Oxfam América que mostra como as reformas propostas pelo presidente Trump e os líderes no Congresso manipularão ainda mais as regras em favor dos ricos e poderosos.

Uma economia para os 99%

Novas estimativas indicam que o patrimônio de apenas oito homens é igual ao da metade mais pobre do mundo. Enquanto o crescimento beneficia os mais ricos, o restante da sociedade – especialmente os mais afetados pela pobreza – sofrem. O desenho e a estrutura das nossas economias e os princípios que dão base a decisões econômicas nos levaram a essa situação extrema, insustentável e injusta.

Desigualdade Em Movimento

Nos mês de janeiro, a Oxfam Brasil, Centro de Estudos da Metropole e o Le Monde Diplomatique Brasil lançam o encarte especial Desigualdade em Movimento. Nele, convidamos você a pensar sobre alguns dos desafios que os novos prefeitos dos municipios brasilerios irão enfrentar em 2017. Os artigos abordam temas como orçamento público, territorialidades, conselhos municipais, fluxos migratorios, mobilidade urbana, religião e demais desigualdades. 

Batalhas fiscais

Relatório produzido por Oxfam América que expõe os maiores paraísos fiscais corporativos do mundo – exemplos extremos de um destrutivo nivelamento por baixo na tributação de empresas.

Terrenos da desigualdade: Terra, agricultura e desigualdade no Brasil rural

A desigualdade extrema tem múltiplas origens e traz sérias consequências negativas para a garantia de direitos e o desenvolvimento sustentável. Entre suas causas estruturais está a concentração da terra, um fator de preocupação na América Latina e, em especial, no Brasil.

Relatório executivo: Terra, poder e desigualdade na América Latina

Combater a desigualdade é um dos desafios mais urgentes a ser enfrentado pelas sociedades latino-americanas na busca pelo desenvolvimento sustentável. Dificilmente será possível alcançá-lo sem políticas direcionadas a um dos problemas históricos que persistem na região: a extrema concentração do acesso e controle da terra, assim como a distribuição dos benefícios de sua exploração.

Desterrados: tierra, poder y desigualdad en América Latina

Para combatir la desigualdad en América Latina es necesario abordar la extrema concentración en el acceso y control de la tierra y en el reparto de los beneficios de su explotación.

Defensores em perigo

Vários fatores incidem na intensificação da violência contra as pessoas defensoras dos direitos humanos.

Direito à terra e as gigantes do refrigerante

Após a publicação de alegações detalhadas de que suas cadeias de fornecedores de açúcar estavam ligadas a questões de direitos humanos e acesso à terra, a Coca-Cola e a PepsiCo comprometeram-se a “tolerância zero” com apropriações injustas de terras (land grabbing) no fim de 2013 e início de 2014, respectivamente. 

Privilégios que negam direitos

A América Latina é a região mais desigual do mundo. Neste relatório, mostramos como isso impacta em sua vida.

Páginas