Mais Justiça, Menos Desigualdades

 

Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é responsável por definir a estratégia operacional da Oxfam Brasil, escolher a direção executiva da organização e monitorar e avaliar riscos e gerenciamento das atividades. Tem até sete membros, cada um com mandato de três anos – com um ano a mais de reeleição permitido.

Helio Santos | Presidente

Mestre em finanças e doutor em administração pela FEA-USP, atuou como docente e pesquisador da PUC de Campinas, Universidade São Marcos de São Paulo e Fundação Visconde de Cairu e Uneb de Salvador, nas linhas de pesquisa de Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social Corporativa. Foi presidente fundador do Conselho da Comunidade Negra de São Paulo (1984) – primeiro órgão no pós-abolição a operar políticas para a equidade racial -, e foi membro da Comissão Arinos, um grupo colegiado que preparou o esboço constitucional de 1988. Coordenou, de 1996 a 2002, o Grupo de Trabalho Interministerial de Valorização da População Negra, que introduziu na agenda nacional as ações afirmativas, e é fundador e diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Diverisdade (IBD). É autor de vários livros, entre eles “A busca de um caminho para o Brasil – a trilha do círculo vicioso (editora Senac, 2000), obra que explicita o vínculo entre desenvolvimento e inclusão sócio-racial.

Maria Abramo Caldeira Brant | Vice-presidente

Mestre em direitos humanos pela London School of Economics and Political Science (LSE), com graduação em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria foi editora-executiva da Sur – Revista Internacional de Direitos Humanos na Conectas Direitos Humanos, atuou como oficial de projetos na UNESCO e como pesquisadora na Human Rights Watch, além de ter trabalhado como jornalista no “O Estado de São Paulo” e “Folha de São Paulo”. Hoje é diretora do INCIDE (Instituto de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, faz parte do conselho da Associação United World Colleges do Brasil e é membro do GR-RI (Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais).

Andre Degenszajn

Andre Degenszajn é diretor presidente do Instituto Ibirapitanga, criado em 2017 pelo cineasta Walter Salles. Foi secretário-geral do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (Gife) entre 2013 e 2017. É bacharel e mestre em relações internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professor de relações internacionais na Faculdade Santa Marcelina entre 2007 e 2011. Foi fundador e atualmente integra o Conselho Diretor da Conectas Direitos Humanos. É membro do Conselho Diretor da WINGS – Worldwide Initiatives for Grantmaker Support e da Oxfam Brasil.

Bianca Santana

Bianca Santana é jornalista. Doutora em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e mestra em educação também pela USP. Colunista da revista Gama. Autora de “Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro” (Companhia das Letras, 2021) e “Quando me descobri negra”(SESI-SP, 2015). Foi professora da Faculdade Cásper Líbero. Contribuiu com a articulação da Coalizão Negra por Direitos. É associada da SOF – Sempreviva Organização Feminista, compõe os conselhos da Artigo 19, dos institutos Vladimir Herzog e Marielle Franco. É diretora executiva da Casa Sueli Carneiro.

Mário Theodoro

Mário Theodoro é economista. Graduado pela Universidade de Brasília, fez o Mestrado em Economia no Programa de Mestrado em Economia e Sociologia – PIMES na Universidade Federal de Pernambuco e concluiu o Doutorado na Unversité Paris I – Sorbonne também em Ciências Econômicas. Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direito Humanos e Cidadania – PPGDH da UnB e Consultor Legislativo aposentado do Senado Federal. Foi, de 2007 a 2011, Diretor da área Internacional do Ipea – DINTE, e, de 2011 a 2013, Secretário Adjunto da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR. Foi professor associado do mestrado em Política Social (1999 a 2011) e do Mestrado e Doutorado em Sociologia (2014 a 2016), ambos na Universidade de Brasília. Conselheiro da Anistia Internacional – seção brasileira. sa Sueli Carneiro.

Compartilhe nas redes sociais:
imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.