A Oxfam Brasil tem compromisso com a luta contra o racismo e o machismo, e respeito às identidades de gênero. Por isso, vem trabalhando para promover a diversidade de gênero e raça em sua equipe. Conheça nossa equipe!
Direção executiva
Katia Maia é mineira e socióloga, com atuação profissional em temas ligados a sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social, desigualdades e justiça social. Trabalhou em organizações da sociedade civil tanto brasileiras quanto internacionais, como Associação Mineira de Defesa do Meio Ambiente (AMDA), Instituto de Estudos Amazônicos e Ambientais (IEA), Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Oxfam Grã Bretanha, Oxfam Internacional e WWF Internacional. Realizou diversas consultorias com análises sociais e ambientais e tem longa trajetória de participação e articulação com diferentes atores sociais. Desde março de 2015 é diretora executiva da Oxfam Brasil.
Atua há mais de 14 anos no assessoramento e suporte de conselhos e dirigentes executivos de fundações e instituições do terceiro setor. Tem experiência em grandes e reconhecidas organizações que atuam socialmente em diversos temas da agenda pública como políticas públicas, educação, direitos da criança e do adolescente e desigualdades.
Mobilização, Comunicação e Captação
Formada em jornalismo, com pós-graduação em gestão de comunicação e marketing, e marketing intelligence, foi gerente de Relacionamento com a Sociedade no Fundo Brasil de Direitos Humanos, sendo responsável pelo desenvolvimento do programa de captação de recursos da organização com foco em indivíduos de classe média e de alto poder aquisitivo, de 2017 a 2021, e exerceu a função de assessora de comunicação na mesma organização de 2009 a 2016. Trabalhou também em diferentes veículos de comunicação e tem participado da Associação Brasileira de Captação de Recursos (ABCR), do Fórum de ONGs, da Rede Narrativas – Por uma Comunicação que Mobiliza, do Movimento por uma Cultura de Doação e do grupo Conexão Captadoras.
Paulista, homem trans engajado no terceiro setor desde 2018 quando começou um voluntariado em uma ONG na zona leste de São Paulo. Formado T.I. e atualmente cursando Gestão, é um empoderador digital, ministra aulas de tecnologia e administração para jovens periféricos e pessoas LGBTIA+. Também foi voluntario em organizações como Greenpeace e TETO. Na Oxfam trabalha com o time de operações auxiliando nas áreas administrativa e suporte técnico.
Cearense, formada em Administração de Recursos Humanos e Técnica em Marketing. Possui experiência na área de Mobilização de Recursos com foco em retenção, fidelização e reativação de doadores. Em sua trajetória, atuou como Analista de Relacionamento com Doadores e Captação de Recursos, no Greenpeace Brasil e a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
Jornalista, nascido no Rio de Janeiro, formado em jornalismo pela Escola de Comunicação Social (ECO) da UFRJ. Foi repórter, editor, revisor, assessor de imprensa e produtor de conteúdo digital em veículos de imprensa, agências de comunicação, assessorias de imprensa, governos municipais e federal, e organizações da sociedade civil, no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Está na Oxfam Brasil desde setembro de 2017.
Formado em Economia, cursa MBA em Business Analytics e Big Data. Atua em organizações da sociedade civil desde 2016 na área de CRM. Já trabalhou na Fundação Dorina, Habitat e Teto Brasil.
Paulistana, estudante de Publicidade e Propaganda. Tem experiências no terceiro setor, em call center e no programa Nota Fiscal Paulista. Nessa trajetória, já atuou no atendimento a doadoras e doadores no CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional, Fundação Dorina, Médicos sem Fronteiras e ActionAid.
Micoli Cerqueira, 23 anos, mulher negra, graduanda em Psicologia. Nascida e residente em Parelheiros, integrou diversos coletivos culturais na região e atualmente segue tendo como foco o desenvolvimento do audiovisual no território. Atriz e amante da cultura popular, comunicadora, estudante de audiovisual, produtora e ativista cultural.
Mulher preta, nascida no Jardim São Luiz, extremo Sul de São Paulo. Graduada em Comunicação Social pela Unesp com pós-graduação em Comunicação Digital pela ECA/USP. Em 14 anos de carreira, passou por agências de publicidade de marketing atuando com redes sociais, conteúdo e planejamento. Desde 2013 trabalha com comunicação de causas, com passagens pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Conectas, Instituto Unibanco e também pela Oxfam Brasil.
Publicitário com MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios pela ESPM. Atuou em agências de publicidade e veículos de comunicação. No terceiro setor, foi responsável pelo marketing digital do Instituto Jô Clemente, de 2013 a 2022.
Paulistana, graduada em Propaganda e Marketing. Começou sua carreira na iniciativa privada, nas áreas comercial e marketing, e atua desde 2015 em organizações da sociedade civil, sempre com foco na captação, retenção e recuperação de doadores individuais. Antes de fazer parte do time Oxfam Brasil, trabalhou em outras organizações como Habitat para a Humanidade Brasil e Plan International Brasil.
Operações
Fluminense formada em Secretariado-Executivo e pós-graduada em Administração e Gestão de Projetos, possui experiência no acompanhamento e gestão de projetos com organizações da sociedade civil e prestação de contas para doadores internacionais e nacionais. Está na Confederação Oxfam há mais de 15 anos. Em 2015 e 2016, atuou na transição e criação da Oxfam Brasil. Integra oficialmente a equipe desde outubro de 2016.
Paulista, formado em Ciências Contábeis pela Universidade Nove de Julho (SP), atua na área financeira, administrativa e contábil de organizações sociais sem fins lucrativos há mais 15 anos. Tem experiência em prestação de contas, orçamentos e auditorias, entre outras atividades, além de produção de relatórios para os diversos financiadores em âmbito municipal, estadual, federal e internacional. Trabalhou na Oxfam Brasil entre 2015 e 2017, retornando em 2021.
Bárbara, mulher trans, técnica em cozinha e estudante de gestão de Recursos Humanos. Atuou com atendimento ao cliente, backoffice, backup de supervisão e etc. Analista de prevenção a fraudes, auxiliar administrativo com atuação em RH. Rotinas administrativas presentes, como compras, estoques, agendas, acolhimento, eventos, gestão e facilities. Cursos como analista de treinamento, analista de recrutamento, feedback e comunicação eficaz, inglês intermediário e ferramentas necessárias para rotinas administrativas. 11 anos de transição e 12 anos de mercado de trabalho, resistência, sobrevivência e gratidão!
Paulistana, formada em Administração e com mais de 10 anos de experiência profissional na área administrativa e financeira de organizações da sociedade civil. Atuou na Fundação Gol de Letra e em empresas do setor de comércio e serviços. Ingressou na Oxfam Brasil em julho de 2017 na equipe de administração de finanças.
É paulistana, formada em Administração de Empresas e Processos Gerenciais. Possui 20 anos de experiência nas áreas administrativa, compras e financeira em organizações da sociedade civil, empresas e instituições internacionais. Desde abril de 2015 faz parte da equipe de operações da Oxfam Brasil, participando do início da construção da organização, sendo responsável pelas áreas administrativas que inclui compras, contratações, administração do escritório e logística, e recursos humanos.
Paulista, formada em Filosofia, Gestão Pública e Gestão de Produção Cultural, possui experiência em Administração Financeira Pública e seis anos de atuação em Administração e Educação em organizações da sociedade civil.
Pós-graduada em Finanças Corporativas pela Saint Paul – Escola de Negócios, tecnóloga em processos gerenciais e graduanda em Ciências Econômicas pela Fecap. Foi assessora de investimentos sociais no Fundo Brasil de Direitos Humanos, sendo responsável pela gestão operacional das doações realizadas pela Fundação e pela interlocução com as organizações, coletivos e indivíduos apoiados, de 2015 a 2021. Foi assessora de projetos na mesma organização de 2018 a 2020, estando à frente da 1ª edição dos Editais de Enfrentamento ao Racismo a partir da base e Jornalismo Investigativo e Direitos Humanos.
Programas, Incidência e Campanhas
É paulistana, mestre em Gestão de Políticas Públicas pela FGV e bacharel em Ciências Sociais pela USP. Tem experiência no desenho e implementação de programas e projetos, análise e monitoramento de indicadores, planejamento estratégico, mobilização social, atuação em rede, negociação e relações governamentais em temas variados. Trabalhou em instituições como Instituto Sou da Paz, Childhood Brasil, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo (2013-2014). Coordenou na Fundação Abrinq a área de Políticas Públicas, liderando a incidência política com o governo federal e o Congresso Nacional, e o relacionamento com organismos internacionais.
Socióloga, pós-graduada em Ciência Política e está iniciando o mestrado na FFLCH/USP, para desenvolver o projeto de pesquisa “O estado da Cooperação Brasileira para o Desenvolvimento Internacional em Moçambique: relações Sul-Sul e resistências moçambicanas”. Tem muita experiência teórica e profissional no tema de relações raciais, juventudes e direitos humanos. Coordena, até agosto/2020, a linha de pesquisa “Abordagens Contemporâneas em Direitos Humanos”, no Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo (FD/USP).
Paulista, formado em Relações Internacionais e pós-graduado em jornalismo, tem experiência nas temáticas de direitos humanos, desenvolvimento e sustentabilidade. Já trabalhou na The Nature Conservancy, Vitae Civilis, CARE, Instituto Ethos e Greenpeace. Liderou a campanha “Por trás das marcas” de Oxfam Internacional no Brasil. Desde maio de 2015 faz parte da equipe de programas, incidência e campanhas da Oxfam Brasil.
Paulistano, advogado e doutor em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP), atua há mais de dez anos na pesquisa e incidência em direitos humanos, com destaque para a utilização de sistemas internacionais de proteção. Antes de integrar a equipe Oxfam Brasil, trabalhou por sete anos na Conectas Direitos Humanos, atuando nos programas de política externa e de desenvolvimento e direitos socioambientais.
Paulistana, graduada em Gestão de Políticas Públicas pela USP e mestre em Administração Pública pela FGV, tem experiência com monitoramento e avaliação, análise de dados e indicadores e gestão de projetos. Antes de integrar a equipe da Oxfam Brasil, atuou nas temáticas de educação pública e políticas sociais em organizações como Fundação Abrinq, Fundação Itaú Social e Instituto Ayrton Senna.
Joseense, Bacharel em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (UFABC) e graduando em Políticas Públicas pela mesma instituição. Atua há mais de três anos no terceiro setor na área de Direitos Humanos e Empresas, com enfoque em direitos humanos e socioambientais. Antes de integrar a equipe Oxfam Brasil, estagiou na Conectas Direitos Humanos, atuando no programa de desenvolvimento e direitos socioambientais e no Instituto Ethos na área de direitos humanos.
Paulistana, formada em Marketing e pós graduanda em Gestão de Projetos Culturais e Eventos pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura da USP. Desde os anos 2000, apoia iniciativas socioculturais voltadas para a população jovem e negra, especialmente nas periferias de São Paulo. Além disso, possui mais de dez anos de experiência em acompanhamento, rotinas administrativas e gestão de projetos. Desde de 2015 atua no terceiro setor, onde passou pela Conectas Direitos Humanos e foi responsável pela gestão de marketing offline, processos administrativo e eventos da organização.
Ecóloga com especialização na área de Produção Familiar Rural e Ciências Sociais, tem 25 anos de atuação na área socioambiental. Desenvolveu trabalhos com povos indígenas, comunidades quilombolas, comunidades ribeirinhas e agro-extrativistas, e com mulheres rurais. Integrante da Marcha Mundial das Mulheres, trabalhou em quatro organizações não governamentais: Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE), Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), Sempreviva Organização Feminista (SOF) e Instituto Socioambiental (ISA).
É pernambucana, historiadora, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela Universidade de Brasília (UnB), com mais de 20 anos de atuação na sociedade civil, nas áreas de cooperação internacional e governo, coordenação de projetos, assessoria em planejamento estratégico e sistematização. Tem experiência nos temas de juventude, gênero, raça, economia solidária, participação social e povos e comunidades tradicionais. Desde junho de 2015 faz parte da equipe de Programas, Incidência e Campanhas da Oxfam Brasil.
Compartilhe nas redes sociais: