Mais Justiça, Menos Desigualdades

A+ A- Imprensa | Contato

OXFAM Brasil

Doe
Quem SomosO que fazemosParticipeNotíciasBlogDignidade Já! Doe
 
HistóriaPor que enfrentar as desigualdades?Missão, Visão e ValoresTransparênciaPolíticas de SalvaguardaQuem SomosEquipeConselho DeliberativoConselho Fiscal
 
Relatórios e PesquisasJustiça Rural e DesenvolvimentoJustiça Racial e de GêneroJustiça Social e EconômicaJustiça Climática e AmazôniaBibliotecaAções HumanitáriasPandemia de COVID-19Documentários
 
Junte-se ao movimentoDoe por um Brasil mais justoPresente ConscienteCampanhasOportunidades
 

Desigualdade no Acesso a Vacinas Contra a Covid-19

A pandemia de covid-19 iniciada no Brasil em 2020 escancarou as desigualdades regionais brasileiras no acesso à vacinação contra covid-19. São Paulo, estado mais rico do país, foi o único a atingir a meta de 90% de cobertura vacinal completa estabelecida pelo Ministério da Saúde. Entre os municípios, apenas 16% chegaram a mais de 80% – a maioria deles no Sul do país – e cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tiveram as menores taxas de vacinação no Brasil.

A atuação negligente e desordenada do governo federal, a ausência de campanhas públicas informativas, a gestão inadequada e falta de estratégia nacional entre a União e os estados estão entre os principais fatores que impediram o país de atingir a meta vacinal.

O relatório Desigualdade no Acesso a Vacinas Contra a Covid-19 no Brasil que lançamos durante o 13º Congresso de Saúde Coletiva promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em Salvador (BA) em novembro de 2022 analisou a gestão sanitária e estratégica do governo federal durante a pandemia e oferece uma série de propostas e recomendações para que os erros não se repitam.

Versão em inglês do relatório
Versão em espanhol do relatório

Conheça algumas de nossas propostas e recomendações para evitar que os erros e a negligência cometida durante a pandemia não se repitam:

Avaliar e revisar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) sob a perspectiva das desigualdades de renda, raça/cor e gênero.

Organizar campanhas nacionais de comunicação em saúde para vacinação, com ações pró-vacina, em parceria com organizações, grupos e coletivos negros.

Retomar a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, adotando estratégias de encorajamento e regulatórias para ampliação de sua efetividade.

Ampliar financiamento das ações de prevenção de doenças infectocontagiosas e de preparação para emergências de saúde, notadamente das campanhas de vacinação.

Ampliar parcerias entre centros tecnológicos brasileiros e estrangeiros para a produção no Brasil de vacinas de interesse do SUS.

Fomentar pesquisa que promovam estratégias metodológicas em saúde coletiva de maneira a levar em conta o racismo estrutural e outras dimensões da desigualdade

Compartilhe nas redes sociais:
imagem do banner

Faça parte do movimento por um
mundo mais justo e menos desigual

Clique para doar agora
  • Conselho Deliberativo
  • Equipe
  • Imprensa
  • FAQ
  • Políticas de Salvaguarda
  • Política de privacidade

Avenida Pedroso de Morais, 272 – 8º andar
Pinheiros – São Paulo – SP – Brasil – CEP 05420-000
(11) 3811 0400

Copyright ⓒ 2023 Oxfam Brasil. Todos os direitos reservados.

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.

Mais informações