Mais Justiça, Menos Desigualdades

 

Pesquisa Nós e as Desigualdades 2021

Qual a percepção dos brasileiros e brasileiras sobre as desigualdades no Brasil? Como a sociedade do país entende as desigualdades de renda, de raça, de gênero e as regionais, especialmente em um ano tão difícil, triste e confuso como foi 2020, o ano em que a pandemia de covid-19 causou tantas mortes e tristeza nas famílias brasileiras? Nossa terceira pesquisa Nós e as Desigualdades, realizada em parceria com o Instituto Datafolha, responde a essas e outras questões.

Confira aqui as pesquisas anteriores.

Nosso objetivo com este relatório é contribuir para o debate público sobre a necessidade de reduzirmos as desigualdades no país. Conhecer o que a população brasileira tem a dizer sobre o assunto é fundamental.

A pesquisa foi realizada com 2.079 pessoas, em nível nacional, em 130 municípios de pequeno, médio e grande portes – incluindo metrópoles e cidades do interior. O período de aplicação das entrevistas foi de 7 a 15 de dezembro, sendo a última pesquisa presencial realizada em 2020, ano da pandemia. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Alguns dos principais resultados da pesquisa

84% concordam com o aumento dos impostos de pessoas mais ricas para financiar políticas sociais no Brasil.

56% concordam com o aumento dos impostos para todos no país para financiar políticas sociais.

86% afirma que o progresso no Brasil está condicionado à redução da desigualdade entre pobres e ricos.

67% concordam que o fato de ser mulher impacta negativamente na renda obtida.

78% dos entrevistados concordam que a Justiça é mais dura com negros.

76% acreditam que a cor da pele influencia a contratação por empresas no Brasil.

62% dos brasileiros acreditam que ter acesso à saúde é uma das três principais prioridades para uma vida melhor, juntamente com “estudar” e “fé religiosa”.

62% apoiam a manutenção, após a pandemia de covid-19, do auxílio emergencial para as pessoas que têm direito hoje.

Nós e as Desigualdades 2021

Preencha para baixar a pesquisa


Campo obrigatório

Campo obrigatório

Ao informar os seus dados, você declara que leu a Política de Privacidade da Oxfam Brasil e que está ciente do seu conteúdo.

Cards
Compartilhe nas redes sociais:
imagem do banner

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.