Mais Justiça, Menos Desigualdades

Oxfam Brasil contrata prestador(a) de serviços para a produção de materiais de divulgação

A Oxfam Brasil procura prestador de serviço para produção de peças de comunicação digital para projetos da área de Juventudes, Gênero e Raça.

19/02/2021 Tempo de leitura: 5 minutos
 

A Oxfam Brasil é uma organização antirracista que promove o combate à discriminação de raça e gênero e busca ampliar a contratação de consultorias, empresas e prestadores de serviços negros, mulheres e LGBTQI+.

Sobre a Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, fundada em 2014, para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário, eliminando as causas da pobreza, as injustiças sociais e as desigualdades. Atuamos em três áreas temáticas: setor privado, desigualdades e direitos humanos; desigualdades nas cidades – juventudes, gênero e raça; e justiça social e econômica. Entre nossas estratégias de atuação estão o trabalho em parceria e aliança com outras organizações e setores da sociedade, a produção de conhecimento, o engajamento público, a realização de campanhas e de ações de influência e incidência política junto aos setores público e privado. A Oxfam Brasil faz parte de uma rede global, a Confederação Oxfam, formada por 20 membros que atuam em cerca de 90 países no total, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária. A área temática Desigualdades nas Cidades: Juventudes, Gênero e Raça se estrutura a partir do reconhecimento de que jovens, mulheres e a população negra vivenciam com maior intensidade as diferentes desigualdades na sociedade, como o racismo estrutural, a injustiça e a violação de seus direitos fundamentais, incluindo o direito à cidade. A Oxfam Brasil, por meio do trabalho desenvolvido nesta área temática, tem como objetivo contribuir para o enfrentamento das formas de exclusão e desigualdade no espaço urbano, promovendo a cidadania ativa e cidades mais justas e solidárias.

Contexto específico da contratação

O presente Termo de Referência corresponde aos dois projetos descritos abaixo:

Projeto “Bairros, Olhares Desiguais e Juventudes

A Oxfam Brasil desenvolve, desde novembro de 2019, o projeto “Bairros, olhares desiguais e juventudes”, em parceria com a Oxfam Intermón e a Oxfam México, com co-financiamento do Ayuntamento de Barcelona e da União Europeia, com o objetivo de contribuir para o fomento e a construção de políticas públicas urbanas que reduzam as desigualdades em grandes cidades de países de renda média, posicionando a questão das desigualdades urbanas diante da opinião pública, a partir de uma abordagem multidimensional. Os jovens urbanos em cidades como São Paulo e Cidade do México, focos do projeto, representam um grupo prioritário para promover mudanças e introduzir novas perspectivas sobre como lidar com desafios que fazem parte da estrutura social, econômica e cultural de um país. Além disso, têm peso na agenda política local, e também poder de influenciar políticas públicas. Esta contratação é parte do eixo “Articulação e Trabalho com Jovens Mulheres Negras LGBTQIA+”, que tem como objetivo fortalecer a comunicação entre o público do projeto que irá acompanhar os intercâmbios e seminários.

Projeto “Juventudes nas cidades”

Juventudes nas cidades é um projeto que ocorre desde 2017 no Distrito Federal, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo reunindo sete organizações da sociedade civil – Oxfam Brasil, Ação Educativa, Criola, Fase, Ibase, Inesc e Instituto Pólis – com o objetivo de contribuir para a inclusão econômica da juventude negra de periferia e favelas, salvaguardando seus direitos e expandindo suas capacidades para serem economicamente incluídos. O público do projeto é constituído por jovens e coletivos de jovens de periferias e favelas do Distrito Federal e demais cidades.

Devido à pandemia do coronavírus, o projeto fez uma adaptação para o ambiente virtual e está realizando atividades como: formações online; criação e disseminação de vídeos inspiracionais; intercâmbios virtuais; webinars nacionais; ações de incidência política; atividades autogestionadas pelos jovens; e audiências públicas virtuais.

A implementação foi iniciada em junho de 2017 e o fim das atividades está previsto para ocorrer em maio de 2021. A Oxfam Brasil é responsável pela coordenação nacional do projeto. Assim, oferece suporte metodológico e político às organizações parceiras que implementam as ações nas cidades. Além disso, cabe a coordenação nacional construir uma dinâmica de intercâmbio, avaliação e troca entre os jovens das quatro cidades. Neste sentido, esta contratação irá contribuir para dar visibilidade às ações realizadas pelos coletivos e jovens em seus territórios, assim como para dinamizar a comunicação interna do projeto.

Objeto da contratação

Contratação de prestador (a) de serviços para manutenção, atualização e produção de peças, gifs e pequenos vídeos para fortalecer a comunicação dos projetos desenvolvidos na área de Juventudes, Gênero e Raça da Oxfam Brasil.

Produtos esperados e prazos

PRODUTO 1

15 cards estáticos/infográficos/banners para sites e peças ilustrativas para usos de blog por mês para compartilhamento nos canais da Oxfam Brasil, nos formatos para Twitter (600 x 335 px), Facebook/Instagram (1200 x 1200 px) e Stories (1080 x 1920 px). Para essas peças, os dados serão fornecidos pela Oxfam Brasil (textos, fotos, ícones, logo da organização).

Prazo – Um dia para cada card a partir do pedido feito pela Coordenação de Comunicação da Oxfam Brasil.

Para infográficos, se houver, o prazo será combinado antes, de acordo com avaliação do tamanho do projeto.

PRODUTO 2

5 vídeos curtos (de até 1min) e/ou gifs animados

Os vídeos e/ou gifs serão produzidos a partir de material fornecido pela Oxfam Brasil.

Prazo – Dois dias para cada vídeo, a partir do pedido feito pela Coordenação de Comunicação da Oxfam Brasil.

Em caso de vídeos mais complexos, que dependem de várias fontes primárias de imagens, o prazo será combinado antes, de acordo com avaliação do tamanho do projeto.

Sobre as candidaturas

A contratação da consultoria se dará por meio de prestação de serviço de pessoa jurídica. Não aceitaremos propostas de pessoas físicas e não realizaremos a contratação por RPA. Poderão se candidatar prestadores e prestadoras de serviços com comprovada experiência elaboração de materiais, textos e peças de comunicação. Serão priorizadas propostas de coletivos de jovens e prestadores de serviços liderados por pessoas negras, mulheres e LGBTQIA+.

Gerenciamento da consultoria

Essa consultoria será gerenciada diretamente pelo Coordenador de Comunicação e Mídias Digitas, com apoio das gerências de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos, e de Programas, Incidência e Campanhas.

Honorários e cronograma financeiro

O valor a ser pago pela realização de todas as atividades da prestação de serviços é de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), incluídos todos os encargos e tributos, em três parcelas de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), conforme especificações do Contrato.

Apresentação de propostas

As/os prestadoras/es de serviços interessadas/os em aplicar para o presente Termo de Referência deverão apresentar propostas, considerando as seguintes especificações:

•Apresentar experiência anterior relacionada ao objeto da contratação.

•Apresentar portfólio e informações sobre a equipe responsável pelo serviço.

•Apresentar comprovante de regularidade do CNPJ.

Dúvidas sobre o Termo de Referência, bem como a proposta e os documentos supracitados deverão ser enviadas para Bárbara Barboza (barbara.barboza@oxfam.org.br), com cópia para Néia Limeira (neia.limeira@oxfam.org.br) impreterivelmente até o dia 26/02/2021.

No título da mensagem, é necessário ter o assunto: Proposta de consultoria de comunicação.

Entraremos em contato apenas com os/as representantes das propostas pré-selecionadas.

Das condições da contratação

O/a consultor/a será contratado/a pelo período de 8 de março de 2021 a 30 de julho de 2021, por meio de Contrato de Prestação de Serviços.

Direito de propriedade intelctual sobre os materiais produzidos

Todos os produtos associados ao presente Termo de Referência serão de propriedade da Oxfam Brasil, que poderá compartilhar o material com outras afiliadas da Confederação Oxfam. Será reconhecida a autoria da empresa ou prestador de serviços selecionado.

Calendário do processo seletivo

Recebimento de propostas: até 26/2/2021

Seleção das propostas e divulgação do resultado: até 3/3/2021

Análise de documentação: até 5/3/2021

Assinatura de contrato: 8/3/2021

Expectativa de entrega dos produtos: março a julho/2021

*Se necessário, as propostas pré-selecionadas serão convidadas para fazer uma reunião virtual.

Notícias Relacionadas:
imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.