Mais Justiça, Menos Desigualdades

Oxfam Brasil contrata Coordenador(a) de Justiça Climática e Amazônia

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de janeiro de 2022. O contrato é CLT por 40 horas semanais.

10/01/2022 Tempo de leitura: 4 minutos
 

Nome do Cargo: Coordenador(a) de Justiça Climática e Amazônia

Subordinado a: Gerência de Programas, Incidência e Campanhas

Funcionários subordinados a esse cargo:  02 postos temporários – vinculados ao projeto em implementação.

Responsabilidade orçamentária:  Sim

Nível do posto: Coordenação

Tipo de contrato: CLT

Horário: 40 horas semanais

Salário: A combinar

Modelo de trabalho: presencial, em nosso escritório em São Paulo

Prazo para começar: Imediato (data a combinar, conforme necessidades legais)

Como se inscrever ao cargo: Informações ao final deste documento

A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras e de outras etnias, mulheres e LGBTQIA+ na sua equipe.

Sobre a Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil (OBR) é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades. Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas.  Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e pobreza e injustiças sociais. Para manter e ampliar seu trabalho, a OBR utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral. A OBR é membro da confederação Oxfam.

Sobre a Confederação Oxfam

A Oxfam é uma confederação de 21 organizações nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas, aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de crise. Porque busca soluções de longo prazo, a Oxfam luta contra as desigualdades que mantêm as pessoas presas na pobreza e na injustiça, enfrenta os sistemas e faz campanha por mudanças genuínas e duradouras.

Objetivo Geral da Área Temática

A área temática Justiça Climática e Amazônia atuará diretamente nas questões de desigualdades pertinentes às pautas de Justiça Climática, bem como aquelas específicas do território amazônico brasileiro, incluindo o respeito aos direitos e aos povos e populações indígenas e tradicionais que vivem nessa região.

As atividades da área estarão em diálogo com o programa sub-regional Pan-Amazônico (IMP), que envolve afiliadas e escritórios da Oxfam na Bolívia, Brasil, Colômbia e Peru, ainda em construção.

Objetivo do Cargo

Construir e implementar a estratégia da Oxfam Brasil para os temas prioritários da área temática e participa ativamente do programa sub-regional, bem como coordenar a implementação dos projetos específicos vigentes e futuros.

Principais Responsabilidades do Cargo

Elaboração, implementação e monitoramento das estratégias, planos e ações do trabalho da OBR sobre Justiça Climática e Desigualdades na Amazônia:

  1. Elaborar estratégia e plano para a atuação da Oxfam Brasil nessa área temática de forma coerente com o Marco Estratégico 2021-26 da organização;
  2. Garantir que as dimensões de gênero e raça/etnia estejam contempladas no desenvolvimento de estratégias, planos, projetos, estudos e pesquisas e materiais de comunicação produzidos;
  3. Coordenar os projetos específicos da área, bem como processos de contratação de consultores e/ou fornecedores técnicos da área seguindo as políticas e procedimentos da OBR;
  4. Elaborar relatórios com a sistematização de informações requisitadas sobre as atividades e resultados da área temática, pesquisas e incidência, tanto internos quanto externos (para financiadores e público em geral);
  5. Atuar de forma coordenada e coerente com o conjunto da equipe de Programas, Incidência e Campanhas;
  6. Facilitar junto aos parceiros locais e participar ativamente dos processos de monitoramento, avaliação e aprendizagem da área temática e da organização;
  7. Colaborar com o trabalho da equipe Mobilização, Comunicação e Captação de recursos com indivíduos, maximizando oportunidades;
  8. Acompanhar e representar a Oxfam Brasil em grupos de trabalho da confederação Oxfam;
  9. Revisar e informar processos de sign-off da Direção Executiva e Gerências da OBR em relação a materiais e conteúdo da confederação que façam referência ao Brasil;
  10. Representar a OBR em espaços internos e externos de ação, articulação e incidência política relacionados ao tema.

Requerimentos para o posto

  • Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade de raça/etnia, gênero e orientação sexual, nos direitos humanos e princípios feministas.
  • Formação em curso superior.
  • Sólido conhecimento da realidade brasileira e dos desafios colocados para a região amazônica no país com capacidade para elaborar análises políticas.
  • Conhecimento da temática de justiça climática.
  • Experiência e senioridade no relacionamento com organizações da sociedade civil brasileira e movimentos sociais, especialmente atuantes na Amazônia.
  • Experiência e senioridade na liderança de equipes, gerenciamento de programas e projetos e gestão orçamentária.
  • Experiência em atividades relacionadas a pesquisa, análises políticas, alianças, incidência e campanhas públicas.
  • Excelentes habilidades de comunicação – oral e escrita.
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
  • Ser fluente em inglês. Conhecimento de espanhol será um diferencial

Atributos Essenciais

  • Capacidade de trabalhar em ambientes multiculturais, demonstrando sensibilidade para diferenças culturais, étnicas, raciais e de gênero.
  • Compromisso com os direitos das mulheres e diversidade para todos os aspectos do trabalho.
  • Ter uma postura antirracista no desenvolvimento do trabalho e nas relações interpessoais.
  • Compromisso com as políticas de proteção da rede Oxfam e da Oxfam Brasil para garantir que todas as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais seguras possível.

Como aplicar

  • As inscrições estarão abertas até o dia 24 de janeiro de 2022.
  • As candidatas e candidatos devem enviar o CV e uma carta de interesse para o Instituto IPO. O CV deve estar em português.
  • A carta de interesse deve indicar a relação entre a experiência da/o candidata/o e os requisitos para o Cargo. A carta de interesse deve estar em inglês.
  • Não serão consideradas aplicações cujo CV não cumpra com os Requerimentos Obrigatórios.
  • O processo de recrutamento será conduzido pelo IPO – Instituto de Psicologia Organizacional.
Notícias Relacionadas:
imagem do banner

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.