Mais Justiça, Menos Desigualdades

Blog



Oxfam Brasil participa de projeto que fortalece povos indígenas, comunidades quilombolas e extrativistas

19/04/2022 Tempo de leitura: 2 minutos
 

O projeto “População da bacia amazônica pronta para responder a desastres naturais e causados pelo homem”, realizado pela Oxfam Brasil em parceria com a APIB (Associação dos Povos Indígenas do Brasil), a FASE/PA e a CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos), tem como objetivo fortalecer as comunidades e as organizações locais, que vivem na região amazônica da Colômbia, Bolívia, Peru e Brasil, para enfrentar e responder as ameaças e os riscos de desastres naturais e causados pelo homem.

A ação no Brasil é parte de um projeto regional, em parceria com a Oxfam Colômbia, Oxfam na Bolívia e Oxfam no Peru, sob a coordenação da equipe regional da América Latina da Oxfam e conta com apoio da agência humanitária da União Europeia (ECHO).

Ações prioritárias

Diferentes ações estão sendo implementadas no Maranhão, Pará e Amapá pelas organizações parceiras locais. Veja a seguir algumas das ações prioritárias:

  • Construção de poços semiartesanais em aldeias indígenas;
  • Construção de mapas de risco;
  • Construção de protocolos de segurança;
  • Formação de lideranças comunitárias e organizações locais para a gestão territorial e ambiental.

Você sabe o quão grande é a Amazonia Brasileira?

No Brasil a Amazônia Legal, abrange nove estados brasileiros Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e tem uma área de 5.015.067,75 km², o que corresponde a cerca de 58,9% do território brasileiro[1].

Entenda o trabalho das organizações parceiras:

APIB

Em 2021, aconteceu a primeira atividade do projeto. Apoiamos a realização do encontro histórico do povo Tenetehara, realizado pela APIB, com indígenas Guajajara do Maranhão e os Tembé do Pará e realizado na aldeia São Pedro, na terra indígena Alto Rio Guamá, no Pará, com a participação de 268 lideranças locais. No evento, os Guajajara e Tembé refletiram e compartilharam, entre outros temas, os problemas e ameaças comuns que enfrentam em seus territórios e foram apresentados os mapas de riscos das terras do Alto Turiaçú , Alto Río Guamá, Río Pindaré , Carú  e Araribóia.

CONAQ

A CONAQ tem realizado oficinas de formação para construir protocolos de segurança para lideranças quilombolas com representantes de quilombos no Maranhão.

FASE

A FASE está promovendo a construção de mapas de riscos socioambientais e a construção de Protocolos de Consulta junto com comunidades quilombolas e agroextrativistas, que vivem próximas aos depósitos de rejeitos de mineradoras na região do município de Barcarena no Pará, além de oficinas de audiovisual e produção de vídeos que retratem as realidades dos territórios das comunidades tradicionais, dando visibilidade aos problemas socioambientais e as lutas de resistência das comunidades locais.

Outra ação da FASE é a produção do programa Tipiti, que é transmitido na rádio comunitária Conceição, que fica no município de Abaetetuba e cobre as áreas de outros municípios como Barcarena, Moju, Igarapé-Miri, Ponta de Pedras, Muaná, Acará, Tailândia, Cametá e Baião. Crise Climática e privatização florestal, conhecimentos e práticas tradicionais na área de saúde, impactos das atividades de grandes empresas na região e a luta das mulheres foram alguns dos temas abordados na programação Tipiti desde o início do projeto.

Continue acompanhando o nosso trabalho  

A Oxfam Brasil acredita na força das organizações parceiras e no protagonismo dos povos indígenas, das comunidades quilombolas e agroextrativistas na conservação de seus territórios, manutenção da biodiversidade e estabilidade climática.

Continue acompanhando nossos conteúdos, voltaremos para falar mais sobre os desdobramentos desse de outros projetos. Siga a Oxfam Brasil nas redes sociais e nos ajude a espalhar essas informações e a trabalhar por Mais Justiça, Menos Desigualdades.

Facebook

Instagram

Twitter

LinkedIn


[1]    Dados do IBGE: https://bit.ly/3uTVM2w

Categoria:

Justiça Climática e Amazônia

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.