Mais Justiça, Menos Desigualdades

Blog



CNN Brasil: a volta da fome no Brasil

13/12/2021 Tempo de leitura: 1 minuto
 

A volta da fome no Brasil e os caminhos que temos para enfrentar o problema que atinge quase 20 milhões no país foram o tema do programa WW da CNN Brasil, comandado pelo jornalista William Waack, com a participação de Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil; Rodrigo Afonso, da Ação da Cidadania; e Marcelo Neri, economista da FGV-Social.

Katia Maia destacou o maior impacto da fome sobre mulheres e negros, e a necessária diferenciação das políticas públicas para essa parcela da sociedade brasileira. Só assim será possível realmente resolver a situação que vivemos. “O problema é que essas políticas não existem hoje”, afirmou.

Katia lembrou ainda que as principais ações de combate a fome estão sendo promovidas justamente pelas comunidades mais afetadas, “por quem está na linha de frente, sofrendo o problema”.

Assista ao programa:

A diretora executiva da Oxfam Brasil lembrou que o presidente Bolsonaro extinguiu diversos mecanismos e programas sociais, como o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), na primeira semana de seu governo, o que contribuiu e muito para agravar ainda mais a situação de quem mais precisa. Além disso, a economia do país não tem estado a serviço da sociedade. “A economia deve estar a serviço da sociedade, sempre!”

Para Katia, é urgente que o Congresso discuta e aprove uma reforma tributária para valer, que cobre mais de quem tem mais e contribua efetivamente para a redução das desigualdades. O país precisa desses recursos para enfrentar a crise provocada pela pandemia, ponderou Katia. “A situação está muito ruim e tende a piorar nos próximos anos. Temos muita coisa para reconstruir.

Categoria:

Nós na imprensa

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.