Mais Justiça, Menos Desigualdades

Preta Política: aquilombar e fazer juntas

Websérie lançada no Dia da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha aborda a participação política de mulheres negras por meio de três histórias

26/07/2022 Tempo de leitura: 2 minutos
 

Para celebrar o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25 de julho), a Oxfam Brasil lançou, em parceria com a produtora Olhos Abertos Audiovisual, a websérie Preta Política, que apresenta as histórias de Biatriz, Jarda e Flávia Hellen, jovens mulheres negras que mostram como lideram as iniciativas de enfrentamento das desigualdades em seus territórios nas periferias de Recife de diferentes formas.

O lançamento aconteceu no Teatro do Parque, em Recife (PE), e contou com as presenças de Biatriz Santos, Flávia Helllen de Oliveira Gomes, a diretora da websérie Larissa Fulana de Tal, Myrella Santana (Rede de Mulheres Negras de Pernambuco) e Barbara Barboza, oficial de projetos da Oxfam Brasil.

“A importância de fazer audiovisual, de usar isso com ferramenta política, a trajetória que eu tenho é graças às mulheres negras que disseram que eu podia fazer, que eu devia fazer, que eu devia continuar fazendo cinema. Tem sido muito fortalecedor a cada passo dentro do movimento ir entendendo o cinema como ferramenta”, afirmou a diretora Larissa, destacando a importância do movimento de mulheres negras em sua trajetória política e profissional.

Militância por melhorias no território

Biatriz, que herdou de sua mãe a militância por melhorias em seu território, falou sobre a visibilidade que o projeto Preta Política dará à sua atuação:

“Uma websérie faz ecoar, de certa forma, os problemas da região para que a gente consiga também fazer novas parcerias e continuar esse engajamento político. Então, para mim foi muito simbólico e para a comunidade também.”

Para a vereadora Flávia Hellen, produtos audiovisuais como a websérie Preta Política podem ser importantes ferramentas de empoderamento.

“Essa websérie e iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o nosso processo de luta e de auto-organização, de empoderamento de várias mulheres. Se um dia em enxerguei que existia a chance de disputar uma eleição foi porque os movimentos sociais me empoderaram.”

Barbara Barboza, da Oxfam Brasil, comentou sobre o processo de concepção do Preta Política:

“Essa websérie é produto de uma caminhada. Todo mundo que está aqui foi se encontrando na caminhada. A Ana Biatriz e a Jarda participaram do programa Juventudes nas Cidades da Oxfam Brasil em um tempo em que eu nem estava aqui ainda. A ideia de fortalecer coletivos e a caminhada delas está totalmente articulada com continuar caminhando juntas”.

Notícias Relacionadas:
imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.