Mais Justiça, Menos Desigualdades

Oxfam Brasil participa de encontro de extrativistas, quilombolas e LGBTQIA+ da Amazônia

Reunião organizada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) reuniu mais de 60 pessoas em Penalva, no Maranhão, para discutir as muitas facetas do trabalho de defesa da Amazônia.

27/02/2023 Tempo de leitura: < 1 minutos
 

Mais de 60 pessoas se reuniram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, no galpão do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), em Penalva (Maranhão) para o Encontro Norte e Nordeste de Mulheres e Jovens Extrativistas, Quilombolas, LGBTQIA+ e Negras da Amazônia – iniciativa do projeto Das Nice e Dijés, promovido pela Oxfam Brasil em parceria com as organizações CNS, Conaq ( Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu).

Foi a primeira vez que mulheres e jovens LGBTQIA+ da Amazônia paraense e maranhense tiveram a oportunidade de estar juntas em um um território diferente.

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima enviou representante, que demonstrou atenção e acolhimento às demandas das populações extrativistas, se colocando também à disposição para conversar com a Oxfam Brasil e demais organizações sobre o enfrentamento das desigualdades de gênero e raça na Amazônia.

O CNS, que organizou o encontro, é um movimento que carrega o legado de Chico Mendes, e tem como missão representar trabalhadoras agroextrativistas organizadas em associações, cooperativas e sindicatos.

Durante os dois dias do encontro, foram realizados oito painéis sobre os desafios e estratégias em diversos temas: mulheres negras, masculinidades, violência contra a mulher, juventudes, pessoas LGBTQIA+, tecnologias, políticas públicas e advocacy.

Todas as participantes têm como referência a dona Nice, mulher negra quilombola defensora da floresta que dá nome ao projeto.

Notícias Relacionadas:
imagem do banner

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.