Mais Justiça, Menos Desigualdades

Blog



UOL: Hélio Santos: “A questão racial é colocada como problema, mas é a solução”

10/09/2021 Tempo de leitura: 1 minuto
 

Reportagem do Ecoa, publicado no portal UOL, sobre a aula magna ministrada pelo professor Hélio Santos, presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil, sobre governança corporativa, ambiental e social e inclusão racial em evento do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Pacto Global da ONU.

Hélio Santos explicou, em sua aula magna, como pouco mudou na vida das pessoas negras que vivem no Brasil desde os tempos em que eram escravizadas. A história do negro no Brasil é feita de muita luta e trabalho, desde sempre, afirmou.

“Os negros chegaram na Bahia para trabalhar. Eles tiveram suas mãos em tudo: ruas, igrejas… Tudo, era feito por pessoas pretas. (…) “Havia negros alforriados sem oportunidades efetivas de trabalho (antes da assinatura da Lei Áurea). Mais de 700 mil pessoas foram colocadas no mercado de trabalho mesmo sendo estigmatizadas. Depois, a partir do dia 13 de maio, estas pessoas passaram a sofrer perseguições pelos militares, e, até hoje, temos problemas com o trabalho no Brasil.”

Professor Hélio Santos

O grande problema do Brasil não é a falta de riqueza, diz Hélio Santos, mas sim a distribuição injusta de renda. “Temos um país que nos condena ao não desenvolvimento, porque temos milhares de riqueza e tecnologia. Inicialmente, as pessoas negras sofrem dúvidas sobre suas capacidades, a discriminação profissional. A segunda coisa é que o trabalho dos negros vale sempre menos. Estamos sempre carregando esta marca.”

Leia aqui a íntegra da entrevista do professor Hélio Santos ao portal UOL.

Categoria:

Desigualdade de raça, Nós na imprensa

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.