EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

Blog



Blog do Estadão: relatório Tempo de Cuidar é excelente guia para filantropos

19/02/2020 Tempo de leitura: 1 minuto
 

Em artigo publicado no blog do Fausto Macedo, do Estadão online, Ruth Goldberg (do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) afirma que o relatório Tempo de Cuidar pode ser um excelente guia para filantropos. Segundo a consultora, o relatório lançado às vésperas do Fórum de Davos 2020 pode ajudar filantropos a encontrarem soluções para problemas importantes da sociedade brasileira.

Segundo Ruth, o relatório da Oxfam revela a importância que o trabalho de cuidado tem para a sociedade, apresentando “soluções estratégicas”. E essas soluções são baseadas em ações integradas entre sociedade civil e governos.

Trabalho não remunerado perpetura desigualdades de gênero e econômica

O artigo destaca os principais dados do relatório Tempo de Cuidar, como o grande fosso existente entre ricos e pobres. Aponta, por exemplo, que os pouco mais de 2 mil bilionários detinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 bilhões de pessoas. Diz ainda que os desafios ligados aos extremos de riqueza e pobreza perpetuam as desigualdades de gênero e econômica “em praticamente todos os países”.

O modelo vigente, que, a despeito de todos os esforços, continua produzindo desigualdades e injustiças. Mas mudando o ponto de vista e tentando enxergar do lado daqueles que têm mais recursos, o relatório pode servir como excelente guia para ajudar numa tomada de decisão.

Ruth Goldberg afirma ainda que um dos maiores dilemas de indivíduos e famílias que querem ajudar a resolver problemas brasileiros “é a definição da causa ou das causas para a sua atuação.

“Seja atuando apenas como doadores (os chamados grantmakers), ou como operadores diretos dos projetos, a escolha da área de atuação é sempre muito complexa e polêmica”, diz a consultora. Por isso ela aponta o relatório Tempo de Cuidar como excelente guia para filantropos.

Leia aqui a íntegra do artigo de Ruth Goldberg.

Categoria:

Nós na imprensa

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.