Mais Justiça, Menos Desigualdades

Blog



O Tempo: Tributação frágil faz Brasil virar ‘exemplo’ mundial de desigualdade

07/06/2022 Tempo de leitura: 1 minuto
 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O relatório lançado pela Oxfam durante o segundo encontro do Fórum Econômico Mundial este ano em Davos, Lucrando com a Dor, revelou que um pequeno grupo de bilionários e suas empresas conseguiram lucrar como nunca durante a pandemia de covid-19, enquanto milhões de pessoas enfrentam dificuldades financeiras, perdem emprego e passam fome.

No Brasil, o cenário não é muito diferente, com o agravante de termos um sistema tributário que contribui para aprofundar as desigualdades econômicas e sociais. Em entrevista ao jornal O Tempo, Jefferson Nascimento, coordenador da área de Justiça Social e Econômica da Oxfam Brasil, explicou a importância de o país reformar seus sistema de cobrança de tributos para reduzir desigualdades.

“O Brasil chegou a ter alíquotas de 45% para os mais ricos. Hoje, ela é de 27,5%. A pessoa que ganha R$ 100 mil tem a mesma alíquota de quem ganha R$ 5 mil. Fica clara a injustiça. Temos alguns projetos na Câmara dos Deputados e no Senado que acabam não andando. Precisamos pensar como os próximos parlamentares e ocupantes dos cargos no Executivo podem mexer nisso”, diz ele.

Leia aqui a íntegra da reportagem.

Categoria:

Nós na imprensa

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.