Mais Justiça, Menos Desigualdades

Blog



Leonardo Sakamoto – UOL: Na pandemia, Brasil atinge 65 bilionários e 19,1 milhões de famintos

06/04/2021 Tempo de leitura: 1 minuto
 

Enquanto a pandemia segue contaminando e matando milhares de brasileiros, duas notícias divulgadas esta semana evidenciaram o grau de desigualdade que temos no país: enquanto o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil mostrou que 9% da população (quase 20 milhões de pessoas) passaram fome nos últimos três meses de 2020, a revista Forbes mostrou que o Brasil ganhou 20 novos bilionários no ano passado (de 45 para 65).

Em sua coluna no portal UOL, o jornalista Leonardo Sakamoto afirma que essas duas notícias são antagônicas apenas na aparência. Para Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil entrevistada pelo jornalista para a coluna, é uma “aberração”.

” É aviltante que o número de bilionários tenha aumentado em uma crise de grandes proporções como a que estamos enfrentando. Isso reforça a urgência de procurar formas nacionais e globais de enfrentar a concentração de privilégios, que faz com que exista um setor da sociedade que sempre ganha”, disse Katia.

Sakamoto lembra que vários países estão discutindo uma taxação temporária dos super-ricos para ajudar a pagar os custos da pandemia de covid-19, e que diversos milionários e bilionários assinaram uma carta pedindo maior taxação de suas fortunas.

Leia aqui a íntegra da coluna de Leonardo Sakamoto.

Categoria:

Nós na imprensa

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.