Mais Justiça, Menos Desigualdades

Oxfam Brasil contrata Coordenador(a) de Engajamento Público

Profissional será responsável pela elaboração e implementação de estratégias de engajamento público da Oxfam Brasil. Prazo de inscrição: 11 de maio.

25/04/2022 Tempo de leitura: 5 minutos
 

Nome do Cargo: Coordenador(a) de Engajamento Público

Subordinado a: Gerente de Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos

Área: Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos

Funcionários subordinados a esse cargo:  no momento, um(a)

Responsabilidade orçamentária: Sim

Nível do posto: Coordenação

Tipo de contrato: CLT

Horário: 40 horas semanais

Salário: A combinar

Modelo de trabalho: presencial, em nosso escritório em São Paulo

Prazo para começar: Imediato (data a combinar)

Como se inscrever ao cargo: Informações ao final deste documento

A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras e de outras etnias, mulheres e LGBTQIA+ na sua equipe. Incentivamos, fortemente, a candidatura dessas pessoas a esta vaga.

Sobre a Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza, injustiça social e das desigualdades. Trabalha com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades, situações de vulnerabilidade e pobreza e injustiças sociais.

Para manter e ampliar seu trabalho, a Oxfam Brasil utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia, tomadores de decisão e a sociedade em geral.

A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, composta por 21 organizações nacionais independentes que atuam conjuntamente para a construção de um mundo mais justo e sustentável, trabalhando em cerca de 70 países com milhares de parceiros e aliados, apoiando comunidades para construir uma vida melhor para si mesmas, aumentar a resiliência e proteger vidas e meios de subsistência também em tempos de crise.

Objetivo Geral da Área Temática

A área Mobilização, Comunicação e Captação de Recursos (Mococa) tem o desafio de fortalecer a marca Oxfam Brasil no país, posicionando a organização publicamente como referência no tema do enfrentamento às desigualdades, injustiças sociais e pobreza. Para alcançar esse objetivo, deve investir na consolidação e ampliação de uma base de apoiadores, financiadores, voluntários e ativistas, bem como na construção de relacionamento junto a formadores de opinião e influenciadores. A atuação de Mococa deve estar alinhada com a área de Programas, Incidência e Campanhas no objetivo de buscar mudanças em políticas públicas e práticas para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Como parte de uma confederação global, a Oxfam Brasil atua em rede com outras regiões e países.

Objetivo do Cargo

Responder pela elaboração e implementação das estratégias de engajamento público da Oxfam Brasil, a fim de mobilizar cada vez mais pessoas para o enfrentamento às desigualdades.

Responder pelo desenvolvimento e implementação de narrativas, estratégias de mobilização e engajamento público nos meios digitais e off-line, em conjunto com a equipe de Comunicação Institucional e de Captação de Recursos e a área de Programas, Incidência e Campanhas.

Principais Responsabilidades

  • Elaborar e implementar as Estratégias e Planos de Engajamento Público da Oxfam Brasil para engajar os seus públicos prioritários, de forma alinhada com Comunicação Institucional.
  • Desenvolver e coordenar a implementação das campanhas de mobilização e engajamento público, em diferentes meios e canais, de maneira alinhada com Comunicação Institucional e integrada com as demais área, a fim de alcançar os objetivos estratégicos estabelecidos.
  • Gerenciar o posto de Oficial de Mídias Digitais garantindo definição e execução de prioridades, acompanhamento de planos de trabalho e cronogramas.
  • Desenvolver e implementar a estratégia de comunicação com as principais mídias sociais (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, LinkedIn etc.) visando aumento do alcance e engajamento.
  • Coordenar a produção de conteúdo digital, a gestão das mídias sociais e a estratégia de geração de leads da organização.
  • Elaborar e executar orçamento de produtos e encaminhar os processos de tomada de preço e contratação, conforme as políticas e procedimentos da Oxfam Brasil, em contato com a área de Operações. Gerir orçamento e acompanhamento de indicadores a fim de otimizar os recursos e processos da área.
  • Representar a Oxfam Brasil em reuniões com outras organizações para planejamento de campanhas e ações conjuntas com potencial de engajamento público.
  • Produzir relatórios periódicos de acompanhamento de performance das campanhas e ações de engajamento público para definir a ambição e medir o progresso; e oferecer análises e percepções para outras equipes e tomadores de decisão.
  • Exercer as tarefas do posto conforme Princípios, Código de Ética e Conduta, Políticas, Diretrizes e Procedimentos da organização.

Requerimentos para o posto

  • Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada no respeito e promoção da diversidade de raça/etnia, gênero e orientação sexual, dos direitos humanos e de princípios feministas.
  • Formação superior em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas ou outras relacionadas.
  • Experiência mínima de 5 (cinco) anos na área de comunicação e engajamento público em organizações da sociedade civil, sendo pelo menos 2 em cargos de gestão, incluindo, trabalho com mídias digitais e relacionamento com influenciadores.
  • Experiência de trabalho com campanhas de mobilização online utilizando ferramentas e mídias digitais.
  • Experiência em planejar, executar, monitorar e avaliar atividades nas redes e mídias sociais.
  • Conhecimento sobre direitos de uso de imagem, direitos autorais e demais legislações que envolvem proteção de dados e produção, veiculação de conteúdos em meio impresso e digital.
  • Capacidade de análise do contexto do país, sensibilidade política e habilidade para comunicar a mensagem de Oxfam Brasil, ao mesmo tempo protegendo a reputação da organização e antecipando e gerenciando riscos.
  • Conhecimento avançado de ferramentas de comunicação digital, mídias sociais, newsletters e blogs.

Habilidades e Competências

  • Habilidade para responder efetivamente a mudanças em planos de trabalho, operar em situações de pressão e priorizar demandas concomitantes.
  • Habilidade de edição, síntese de informações e edição de conteúdos em produtos direcionados ao engajamento do grande público da instituição.
  • Habilidade para encontrar, absorver e priorizar informações oriundas de diferentes fontes e fazer as conexões entre as oportunidades de engajamento e mídias digitais.
  • Curiosidade, proatividade e empatia para manter a conexão com públicos diversos (internos e externos).
  • Habilidade para agir de forma estratégica e criativa, inclusive frente à resolução de problemas.
  • Conhecimento e experiência com uso de ferramentas de edição de texto, foto, infografia, diagramação, áudio e vídeo, especificas de mídias sociais e com recursos de.
  • Disponibilidade para viagens nacionais e internacionais.
  • Conhecimento do ambiente da internet no Brasil e de redes de ativistas digitais, marco regulatório, entre outros temas relacionados ao uso da Internet.
  • Conhecimento do idioma inglês.
  • Conhecimento do idioma Espanhol (desejável).

Atributos Essenciais

  • Ser sensível às diferenças culturais, raciais e gênero e estar comprometido(a) em promover a igualdade de oportunidades.
  • Capacidade de demonstrar compromisso com os direitos das mulheres, ao enfrentamento ao racismo e à LGBTQIA+fobia para todos os aspectos do trabalho.
  • Compromisso com as políticas de proteção da Oxfam Brasil para garantir que todas as pessoas com as quais se relacione interna e externamente estejam o mais seguras possível.

Como aplicar

As inscrições devem ser feitas até o dia 11/5/2022 e somente serão aceitas via site do IPO Instituto.

Cadastre seu CV e anexe uma carta de apresentação em português (no máximo com 350 palavras), explicando porque você quer trabalhar na Oxfam Brasil e quais características você possui e destacaria, à luz das responsabilidades do cargo. Informe também o salário atual ou último e a pretensão salarial para o posto.

Inscrições que não atendam os requisitos acima não serão aceitas.

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