Mais Justiça, Menos Desigualdades

Oxfam América repudia ataque em Orlando

A afiliada Oxfam America, sediada nos Estados Unidos, divulgou nota de repúdio ao ataque em Orlando no último final de semana. A Oxfam Brasil se solidariza

21/06/2016 Tempo de leitura: 2 minutos

Em resposta ao ataque acontecido em Orlando no último final de semana e às manifestações de ódio que a seguiram, o presidente da Oxfam America, Ray Offenheiser, divulgou a seguinte nota:

“Como Oxfam, estamos solidários às vítimas de Orlando, a seus familiares e amigos, e aos cidadãos e cidadãs do mundo que se recusam a aceitar o ódio e o medo. Lutamos pelos direitos, pela dignidade e pelo tratamento igualitário de todas as pessoas, de todas as origens, religiões, identidades de gênero e expressividades.

O ato de ódio cometido em uma noite de tema latino em uma boate LGBT, assim como outros terríveis atos de ódio ao redor do mundo, são uma praga em nossa sociedade e em nossa humanidade. Acreditamos que a igualdade e os direitos humanos pertencem a todos, independentemente de quem somos ou de quem amamos.

Repudiamos os discursos de fechamento de fronteiras e de se estabelecer banimento à imigração aos Estados Unidos com base em religião ou etnia. É apavorante que algumas pessoas estejam usando essa tragédia para incentivar o medo que alguns americanos têm dos povos muçulmanos, especialmente dos refugiados e dos que solicitam asilo, e que estão procurando por um porto seguro longe do horror e da violência pela qual Orlando acabou de passar.

Depois dessa tragédia, não podemos fechar nossas mentes, nossos corações ou nossas fronteiras. Pelo contrário, é hora de mostrarmos solidariedade e compaixão.

Nós, na Oxfam, temos testemunhado em primeira mão os impactos devastadores de conflitos, inclusive do que há seis anos atinge a Síria, e o desespero de mães e pais em busca de segurança para suas famílias. Não é aceitável que os Estados Unidos deem as costas para pessoas que passam pela maior necessidade de suas vidas.

Há muito tempo os Estados Unidos têm sido um exemplo de tolerância e de aceitação de pessoas de todo o mundo. Usar essa tragédia para explorar o medo e para perpetuar o preconceito contra um grupo vulnerável de pessoas não é apenas errado, é simplesmente contra nossa imagem americana.”


imagem do banner

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.