Mais Justiça, Menos Desigualdades

Nota da Oxfam Brasil sobre a conjuntura política

Sobre o momento vivido por nossa sociedade e nossa jovem democracia

12/05/2016 Tempo de leitura: 1 minuto
 

Comprometida com a construção de um país justo, sustentável e solidário, que elimine as causas da pobreza e das desigualdades, a Oxfam Brasil compartilha do momento difícil vivido pela nossa sociedade e nossa jovem democracia.

É consenso que há necessidade de medidas urgentes para o enfrentamento da crise econômica. Contudo, essas medidas não podem penalizar a inclusão dos mais pobres e vulneráveis nem minimizar a importância de se enfrentar as desigualdades. Esta deve ser uma responsabilidade de todo governo. 

Também chamam a atenção atos de intolerância e de falta de respeito à liberdade de expressão, a exemplo do tratamento repressivo e a criminalização de grupos que se manifestam democraticamente. No contexto atual de instabilidade política e crise econômica, esses fatos colocam direitos e a própria cidadania em risco. 

Soma-se a isso a publicização de que grupos privilegiados se apropriam de recursos públicos, comprometendo políticas de garantia dos direitos da maioria da população. Temos consciência de que historicamente a corrupção alimenta a desigualdade e de que o processo atual exige um enfrentamento intenso desse problema estrutural do país. 

Temos a expectativa de que os avanços sociais conquistados pela sociedade brasileira nos últimos anos não sejam perdidos e que os direitos constitucionais de 1988 sejam mantidos. Queremos um Brasil justo, sem pobreza e desigualdade, onde as pessoas sejam respeitadas em sua diversidade e tratadas com igualdade. Uma sociedade na qual cidadãs e cidadãos exerçam de forma plena seus direitos e participem ativamente das decisões políticas.

São Paulo, 12 de maio de 2016.

imagem do banner

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.