Terremoto e tsunami na Indonésia

Moradores fogem da área atingida pelo terremoto e tsunami na região de Palu, na ilha de Sulawesi, Indonésia. Mais de 1.200 pessoas já morreram e milhares estão desabrigados. (Foto: Muhammad Rifki / AFP / Getty Images)

Situação Atual

O dano causado pelo terremoto e tsunami é gigantesco e existe o medo de que muitas pessoas estejam presas sob os escombros de prédios - residenciais, hotéis, supermercados. As operações de busca e resgate estão em curso.

Pelo menos 1.200 pessoas morreram, segundo os últimos informes, e centenas de casas e edifícios foram destruídos, segundo a Agência Nacional de Gestão de Desastres da Indonésia. É provável que o número de mortos seja maior, já que as equipes de resgate ainda estão contabilizando as mortes nos hospitais e santuários locais.

O desastre também danificou e destruiu grande parte das residências na região de Palu, e muitos estão com receio de voltar às suas casas. Estima-se que há mais de 300 mil desabrigados. A falta de comunicação com essas pessoas tem sido uma grande preocupação.

As pessoas que foram obrigadas a abandonar seus lares estão dispersas em 23 acampamentos, e precisam de água, comida e abrigo com urgência. A principal estrada que liga a cidade de Palu com o resto da ilha de Sulawesi foi bloqueada por um deslizamento de terra, dificultando ainda mais a chegada de ajuda.

Nossa Resposta

Estamos ampliando nossa resposta no local para ajudar a 500 mil pessoas depois que o governo indonésio anunciou que mais de 2 milhões de pessoas precisam de ajuda depois da ocorrência do terremoto e do tsunami.

Nossos esforços estão centrados no momento em fazer chegar água, comida e abrigo ao local, por meio de nossas equipes em atuação na zona afetada.

A Oxfam trabalha na Indonésia em parceria com diversas organizações sociais desde 1957. Atualmente, estamos presentes em seis províncias do país, onde ajudamos o governo da Indonésia, a sociedade civil e as comunidades locais. Nosso foco no país é o trabalho de empoderamento das mulheres para que possam fazer valer seus direitos, e contribuímos também para fortalecer a resiliência das comunidades em caso de desastres.

Faça uma doação para o nosso Fundo de Emergências e nos ajude a salvar vidas pelo mundo.

Doe agora

Seu apoio ajuda a mudar vidas

Cadastre-se para receber nossa newsletter