EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

Ajude você também a conter a epidemia de coronavírus

O hábito de lavar as mãos pode salvar muitas vidas e evitar que a epidemia de coronavírus COVID-19 se agrave. Saiba como a Oxfam está lidando com o assunto pelo mundo.

19/03/2020 Tempo de leitura: 3 minutos
 

Por quase 80 anos a Oxfam vem disseminando práticas de higiene em todo o mundo, mostrando a importância de lavar bem as mãos e como isso pode evitar doenças contagiosas e salvar vidas. Sendo assim, aqui temos algumas dicas para conter a epidemia de coronavírus COVID-19.

Com a epidemia global de coronavírus COVID-19, lavar as mãos é mais do que nunca uma atitude de saúde pública. Todos nós temos a responsabilidade de manter a higiene pessoal para evitar o contágio de outras pessoas. Lavar as mãos é uma forma eficiente de fazer isso. E pode até ser divertido!

Como reduzir o risco de infecção pelo coronavírus COVID-19?

Não importa onde estamos, todos nós podemos minimizar os riscos de contaminação praticando uma boa higiene. Sendo assim, seguem algumas dicas de como fazer isso:

  • Lave regularmente suas mãos com água e sabão ou higienize com álcool gel
  • Ao tossir e espirrar, proteja nariz e boca com um lenço de papel ou o braço flexionado
  • Evite tocar seus olhos, nariz e boca
  • Lave os alimentos antes de comer, evite comidas cruas ou mal cozidas
  • Evite usar o transporte público se você desenvolver sintomas de gripe

Lave as mãos e evite o coronavírus
Lave as mãos e evite o coronavírus

Como a Oxfam está respondendo à epidemia?

A Oxfam tem um longo trabalho reconhecido em saúde pública e nossa preparação para o coronavírus COVID-19 inclui lições de outros surtos de doenças contagiosas, como a Zika e o Ebola.

Agora nossa prioridade é dar apoio às nossas equipes em mais de 65 países pelo mundo para que estejam preparadas a atender possíveis contágios pelo coronavírus COVID-19 das milhões de pessoas que apoiamos.

Nós já estamos ajudando a minimizar o risco de infecção ao providenciarmos informação precisa e acurada às pessoas, em seus respectivos idiomas locais.

Além disso, nossas equipes têm intensificado a entrega de sabão, serviços sanitários como equipamentos para lavar as mãos em ambientes inóspitos. Também estamos providenciando água limpa a pessoas que vivem em locais de alto risco, como campos de refugiados e áreas urbanas superlotadas.

Equipe humanitária da Oxfam mostram o funcionamento de tabletes de purificação de água em um campo de refugiados em Kerala, na Índia.

Nossa preocupação com os mais vulneráveis

A Oxfam está preocupada com o impacto que a epidemia de coronavírus COVID-19 causará sobre comunidades vulneráveis e os mais pobres. Trabalhamos em dezenas de países pelo mundo levando água limpa e tratada para quem precisa. Além disso, providenciamos treinamento sobre higiene pessoal e coletiva, bem como tanques de água, torneiras e sabão para milhões de pessoas. Assim mantemos essas pessoas longe de diversas doenças.

No Brasil, um dos países mais desiguais do mundo, a pandemia vai atingir duramente os mais pobres. Metade da população vive com uma renda média de cerca de R$ 400 e em condições precárias de moradia, sem saneamento básico como esgoto e água potável e tratada. Além disso, a informalidade e desemprego de milhões de brasileiros, e a falta de acesso a serviços públicos de saúde de qualidade, causam extremas vulnerabilidades.

Sendo assim, em países pobres e desiguais, uma das grandes preocupações é com os sistemas públicos de saúde, que serão sobrecarregados com a pandemia de coronavírus COVID-19. Também nos preocupamos com a chegada da doença em campos de refugiados e outros lugares onde as pessoas não tem acesso a atendimento médico apropriado. Isso pode ser devastador.

Em face da pandemia global, não importa de onde você vem, que língua você fala, sua religião ou cultura. O coronavírus COVID-19 nos lembra que todos nós merecemos ser tratados com dignidade e atenção e temos os mesmos direitos básicos!

Estamos sempre prontos para ajudar quem precisa. Para isso, contamos com sua ajuda para poder fazer muito mais!

Por isso pedimos uma doação para que possamos continuar com projetos de higiene necessários para conter a epidemia de coronavírus COVID-19!

Notícias Relacionadas:
imagem do banner
Cadastre-se
Receba nossa newsletter
 

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.