Iêmen, um conflito brutal

Campo de refugiados de Al-Manjorah, em Haja, onde proporcionamos água potável a cerca de 20 mil pessoas. Foto: Moayed Al.Shaibani / Oxfam

O Iêmen está vivendo um conflito brutal e devastador. Mais de 62 mil pessoas já foram mortas ou feridas e 3 milhões foram forçadas a deixar suas casas. Há milhões de pessoas passando fome e uma grave epidemia de cólera deixa a situação ainda mais grave. Cerca de 75% da população precisa urgentemente de ajuda humanitária e proteção.

Sua ajuda é vital!

Situação atual

A população Iêmen está vivendo uma das crises humanitárias mais graves do mundo. O conflito entre o governo do Iêmen, apoiado pela coalizão dos países do Golfo Pérsico, e os rebeldes houthis (também conhecido como Movimento Ansar-Allah), já deixou milhares de mortos e feridos.

Mais de 22 milhões de pessoas precisam de ajuda humanitária urgentemente, o que equivale a mais de 75% da população do país. Aproximadamente 60% da população (cerca 17 milhões de pessoas) está passando fome, em estado de insegurança alimentar e desnutrição.

O país está devastado: a infraestrutura foi destruída, os preços dos alimentos dispararam e serviços básicos como saneamento e abastecimento de água foram gravemente afetados. Muitas pessoas perderam o emprego e não têm condições de comprar comida.

Além disso, o país enfrenta um dos mais graves surtos de cólera do mundo, que se espalhou por todo o país, já devastado pela guerra. Mais de 1,1 milhão de casos de cólera foram reportados e pelo menos 2.300 pessoas já morreram desde o início da epidemia. Há milhões de pessoas ameaçadas pelas condições de desnutrição e pelos efeitos da guerra.

Nossa resposta

Desde julho de 2015, estamos oferecendo ajuda essencial no norte e no sul do país, e já alcançamos mais de 3 milhões de pessoas.

Oferecemos:

  • Serviços de água potável e saneamento, por meio de caminhões-tanque, inclusive em áreas remotas do país, reparando ou instalando sistemas de abastecimento de água e latrinas;
  • Promoção de práticas de higiene;
  • Programas de transferência de renda, em espécie, para compra de alimentos ou em troca de trabalho;

Em resposta ao surto de cólera, já ajudamos diretamente mais de 430 mil pessoas de quatro províncias, em conjunto com outras agências internacionais.

Para milhões de mulheres, homens e crianças no Iêmen, a vida é uma batalha diária e a violência, uma ameaça constante.

Nos ajude a fazer mais pelas pessoas que sofrem em conflitos como esse.

Faça uma doação para o nosso Fundo de Emergências e nos ajude a salvar vidas pelo mundo.

Doe agora

Seu apoio ajuda a mudar vidas

Cadastre-se para receber nossa newsletter