EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

Blog



Junte-se à Oxfam Brasil para amenizar os impactos do coronavírus

01/06/2020 Tempo de leitura: 3 minutos
 

A pandemia de coronavírus tem nos mostrado que é urgente cuidarmos uns dos outros, principalmente, dos que estão em maior vulnerabilidade. Assim, como a Oxfam Brasil vem ressaltando, somos um dos países mais desiguais do mundo e a crise causada pela pandemia tem escancarado esse abismo social.

Por isso, a Oxfam Brasil está comprometida em enfrentar essas desigualdades, principalmente em um momento como esse. Seguimos com o nosso trabalho de enfrentamento das desigualdades, empenhados em levar informação, algo que é ainda mais importante agora.

Neste artigo, falaremos sobre essas ações. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Solidariedade que vem da periferia

À medida que a pandemia avança vemos também aumentar as ações de solidariedade por todo o país, principalmente nas periferias. Boa parte dos mais de 370 mil casos confirmados e mais 23 mil mortes (dados oficiais do Ministério da Saúde) estão justamente nas áreas mais pobres.

São Paulo é um caso emblemático desse cenário, como mostram os dados da Secretaria Municipal de Saúde. Os 20 bairros com mais mortes por Covid-19 estão nos extremos da cidade, área de maior vulnerabilidade social.

Mas é também dessas regiões mais pobres que não param de brotar ações. O Instituto Marielle Franco e o Favela em Pauta desenvolveram um mapa para mapear e tonar visível tais ações, que não são poucas. O Mapa Corona nas Periferias tem apoio do Twitter Brasil. Por isso, a Oxfam Brasil se soma à essas iniciativas e intensifica sua atuação nas periferias.

Uma ação de ajuda humanitária no Brasil

Em meio a uma das mais graves crises sanitárias e socioeconômicas do país, a Oxfam Brasil reafirma sua missão de enfrentar a pobreza e as desigualdades em todas as dimensões, com projeto de ajuda humanitária em quatro cidades brasileiras.

Por isso, vamos ajudar jovens e suas famílias, que vivem em situação de vulnerabilidade em periferias, por um período de quatro meses.

Os recursos oferecidos durante esses quatro meses serão importantes para impedir que essas famílias sejam empurradas para a miséria e a fome. Além disso, permitirá que possam se manter e estruturar suas vidas em meio à crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus.

E com a sua ajuda, podemos alcançar ainda mais famílias! Clique para saber mais e construa junto com a gente um mundo sem pobreza!

O DNA da Oxfam em ajuda humanitária

A Oxfam é uma das organizações humanitárias mais reconhecidas no mundo. Trabalha para salvar vidas em situação de emergência e reduzir o risco de desastres futuros. 

Desde 1942 a Oxfam trabalha para garantir que as pessoas afetadas por desastres naturais e conflitos em todo o mundo tenham o apoio necessário. Isso inclui acesso à água potável, saneamento básico, alimento e proteção. 

Quando um desastre acontece, nós agimos rapidamente para salvar milhares de vidas que estão em risco. Nosso trabalho continua mesmo após a crise, para permitir que as pessoas afetadas possam reconstruir suas próprias vidas e evitar futuros desastres. 

Também trabalhamos para que os formuladores de políticas em nível local e internacional promovam as mudanças necessárias para melhorar a vida das pessoas afetadas.

Agora, com a crise do coronavírus, esse trabalho vem se intensificando em todo o mundo.

Conversando ao vivo sobre coronavírus e desigualdades

Um ponto crucial durante a pandemia de coronavírus tem sido acesso a informação de qualidade. As fake news têm se propagado tão rápido quanto a doença.

Por isso, a Oxfam Brasil começou a fazer transmissões ao vivo – as tão famosas lives – em seus canais no YouTube e Instagram.

As lives trazem especialistas diversos e representantes de organizações parceiras e coletivos que podem nos ajudar a entender como as desigualdades afetam a população e as soluções que temos para reduzir essas desigualdades.

Estamos todas as terças-feiras no Instagram e às quintas-feiras no YouTube, sempre às 11:00.

Buscando os responsáveis pelas mortes

Diversas organizações da sociedade civil, entre elas a Oxfam Brasil, assinam alertas com críticas à maneira com que a pandemia de coronavírus vem sendo gerida pelas autoridades brasileiras.

O objetivo da ação é evidenciar que muitas mortes poderiam ter sido evitadas se o governo federal tivesse tomado as medidas corretas a tempo. Assim, o documento ressalta que está em curso um verdadeiro genocídio dos mais pobres, à medida que a epidemia avança nas periferias e favelas, nos asilos de idosos, nas aldeias, nas comunidades tradicionais e nos presídios.

Medidas excepcionais e urgentes de proteção social, como alimentação, alojamento e serviços essenciais para as populações mais vulneráveis não foram efetivadas e as de auxílio financeiro estão sendo mitigadas.

Vacina para todos

Outra ação importante é a petição por #VacinaParaTodos. Em uma campanha global, a Oxfam pede aos governantes a garantia de que, quando for descoberta, a vacina para o coronavírus seja acessível a todos.

E você pode apoiar assinando a petição.

Categoria:

Ajuda Humanitária

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.