A Oxfam Brasil agradece a inestimável contribuição de um integrante que está deixando o Conselho Deliberativo devido ao fim de seu mandato: o professor Hélio Santos, que esteve com a organização desde 2019 e passou a presidir o conselho em 2021, substituindo o então presidente, Oded Grajew. Nesse período, sua atuação foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho da Oxfam por um país mais justo e menos desigual.
Depois de quatro anos à frente do Conselho Deliberativo, Hélio Santos se despede da organização. Viviana Santiago, diretora executiva da Oxfam Brasil, em nome de toda a equipe, destaca sua importância:
“É uma honra para uma organização como a nossa ter tido, por tanto tempo, uma figura tão representativa na luta pela redução das desigualdades e do racismo no Brasil como o professor Hélio. Ele nos deixa um legado, e, embora sua passagem tenha se encerrado formalmente, sua contribuição sempre será bem-vinda.”
Em um encontro com a equipe, o professor Hélio Santos compartilhou suas reflexões sobre os desafios da Oxfam nos próximos anos e reforçou o papel estratégico da organização:
“O Brasil ainda é muito desigual. É inconcebível um país estar entre as dez maiores economias do mundo e, ao mesmo tempo, entre os dez mais desiguais. Por isso, a Oxfam cumpre um papel estratégico na sociedade brasileira, produzindo dados relevantes, apoiando causas legítimas e pensando em formas criativas de levar esse debate sobre as desigualdades para o espaço público.”
