Hoje, 7 de agosto, a Oxfam Brasil completa 11 anos de atuação, trabalhando incansavelmente para construir um futuro mais justo e igualitário. Nossa trajetória é marcada pelo compromisso com o enfrentamento às desigualdades e pela defesa de políticas públicas que promovam direitos e oportunidades para todas as pessoas.
O tema do enfretamento à desigualdade é mais atual do que gostaríamos. Apesar dos avanços recentes conquistados com a vitória na defesa da democracia, o Brasil segue entre os dez países mais desiguais do mundo — ao mesmo tempo em que figura entre as dez maiores economias globais. Essa contradição escancarada reforça a relevância e a urgência da atuação da Oxfam Brasil, cuja razão de existir se mostra, hoje, mais necessária do que nunca.
Em 2025, alcançamos conquistas significativas que reforçam nossa missão e impacto. Entre elas, destacamos:
- Minidocumentário Tem Floresta em Pé Tem Mulher: Lançamos uma nova versão do filme que coloca as mulheres no centro da luta pela preservação da Amazônia, reconhecendo seu papel fundamental na defesa do meio ambiente e na promoção de economias sustentáveis.
- Justiça Tributária no Congresso Nacional: A deputada Benedita da Silva, protocolou projetos de lei baseados em nossos estudos sobre justiça fiscal, propondo um sistema tributário mais justo e progressivo, que reduza as desigualdades no Brasil.
- Governança Climática Nacional: Passamos a integrar um espaço estratégico de decisões sobre políticas climáticas no país, reforçando a urgência de combater as mudanças climáticas com justiça social, garantindo que as populações mais vulneráveis não sejam deixadas para trás.
- Representação no Conselhão do Governo Lula: Viviana Santiago, nossa diretora executiva, foi nomeada para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), ampliando a voz da Oxfam Brasil em debates cruciais sobre políticas públicas e direitos humanos.
Essas conquistas são fruto do trabalho coletivo de nossas equipes, parceiros, apoiadores e das comunidades com as quais atuamos. A desigualdade não é inevitável e seguimos firmes na luta por um Brasil mais justo, onde todas as pessoas tenham acesso a direitos, oportunidades e uma vida digna.
Juntas e juntos, seguimos transformando realidades.