Hub das Pretas sai mais fortalecido de São Paulo

As jovens do projeto se preparam agora para agenda em outras três capitais: Rio de Janeiro, Recife e Brasília
As jovens participantes do Hub das Pretas trocam experiências para afirmarem seus direitos e enfrentarem o racismo e sexismo.
O projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e Sexismo chega a seu ponto alto neste segundo semestre de 2017 com o início dos intercâmbios entre as jovens dos “Hubs das Pretas” de diversas cidades. Depois de consolidar o trabalho de formação com os grupos nas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, as participantes começam agora a trocar experiências presencialmente. Elas visitarão as cidades umas das outras, tomando contato com ações desenvolvidas localmente para afirmarem seus direitos e enfrentarem o racismo e o sexismo. 
 
A etapa dos intercâmbios foi inaugurada no início de setembro em São Paulo com atividades como o Festival Órbita e a festa Discopédia; a caminhada “Afrocidade” por um “percurso preto” pelo centro histórico da cidade de São Paulo; visita ao Museu Afro com olhar especial à presença das mulheres negras nas artes; vivência na Casa da Capulanas, do grupo de mesmo nome, que integra jovens negras de movimentos artístico-políticos na periferia Sul da cidade; e articulação política com outros grupos de mulheres negras no Aparelha Luzia. Além disso as jovens compartilharam entre si momentos de reflexão sobre o projeto e suas respectivas trajetórias.
 
Após o encontro em São Paulo, as jovens do projeto participaram do 2º Encontro de Negras Jovens Feministas, realizado no interior do estado. Foram quatro dias com cerca de 400 jovens negras reunidas para refletir sobre relações intergeracionais e elaboração de estratégias de atuação capazes de promover o seu bem viver. 
 
Tanto o intercâmbio Hub das Pretas em São Paulo como o 2º Encontro de Negras Jovens Feministas no interior de São Paulo contaram com apoio da Oxfam Brasil.
 
As próximas etapas do projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e Sexismo serão realizadas de acordo com o seguinte calendário:
 
• De 5 a 7 de outubro – Rio de Janeiro (RJ).
• De 12 a 15 de outubro – Recife (PE).
• De 15 a 20 de novembro – Brasília (DF).