EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

 

Andre Dahmer

Conte um pouco sobre sua história.

Eu comecei a desenhar como todos nós, como todo mundo. Aos dois anos de idade. A diferença é que eu tive sorte e continuei, e as outras pessoas geralmente param de desenhar. Desenhar na verdade é nato. É que nem dançar. A criança quando você bota música ela dança. E a gente desaprende a dançar, e a desenhar. É uma questão curricular mesmo. Falta de interesse em estimular duas coisas tão naturais no prosseguimento da vida adulta.

Como você vê as desigualdades brasileiras?

A desigualdade brasileira ela se inaugura quando o primeiro barco português toca a praia. E a construção da sociedade brasileira ela é feita em cima da desigualdade econômica e social. Com a escravidão, com a perseguição dos índios, com o não entendimento de que a beleza de um país é a pluralidade. A gente tem a escravidão profundamente enraizada no brasileiro, e principalmente na elite brasileira. A desigualdade racial, inclusive, está atrelada à desigualdade econômica. O racismo caminha junto com as mazelas sociais e econômicas.

Fale um pouco sobre o seu desenho no calendário Oxfam Brasil 2021.

O desenho tem um cunho meio pedagógico, porque o brasileiro está precisando muito entender a diferença entre elite e classe média, capital e trabalho. Aquela questão básica de consciência de classe mesmo, sabe? A classe média, por exemplo, se sente mais perto de uma elite e dos ricos, do que dos pobres. Quando não é verdade isso. É muito mais fácil alguém de classe média empobrecer do que enriquecer.

Faça uma doação e garanta o seu calendário 2021 da Oxfam Brasil!

imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.