Situação atual
O sofrimento humano causado por anos de guerra civil na Síria é gigantesco. A Oxfam está presente na região ajudando as pessoas afetadas pela crise n, atuando também no Líbano, Jordânia e na Turquia.
Desde que a crise começou no país, há 10 anos atrás, centenas de milhares de pessoas foram mortas. A situação no país continua alarmante, com mais de 13 milhões de pessoas precisando desesperadamente de ajuda humanitária.
Estima-se que 80% da população da Síria vive apaixo da linha da pobreza. Muitas mulheres encontram-se, pela primeira vez, na posição de única fonte de renda da família e, em decorrência da Guerra Civil e também das consequências da pandemia da Covid-19, tiveram que tomar providências drásticas para que suas famílias tenham o que comer, como diminuir o número de refeições diária. Diariamente, mais de 12 milhões de mulheres, homens e crianças vão dormir com fome.
Também é na Síria que ocorre a maior crise de refugiados do planeta. Durante esses 10 anos, mais de 12 milhões de pessoas precisaram fugir de suas casas. Algumas delas, mais de uma vez. Atualmente, 6 milhões de pessoas estão no país, porém, sem um lugar adequado para viver e mais de 5 milhões são refugiados em países vizinhos, como Turquia, Líbano e Jordânia.

Nossa resposta
A Oxfam e seus parceiros locais estão no país desde o início da guerra. Atualmente, mais 1,5 milhão de pessoas são alcançadas por esse trabalho, que inclui:





Todos esse trabalho é feito por nossos funcionários que dedicam suas vidas à ajudar quem precisa. E infelizmente, no dia 19 de fevereiro, dois de nossos colegas, Wissam Hazim, oficial de segurança e Adel Al-Halabi, motorista, foram mortos em um ataque na província de Dar’a, no sul da Síria. Ambos trabalhavam na Oxfam desde 2017. Nós lamentamos profundamente essas perdas e em memória à eles vamos continuar.