Oxfam entrega petição com 1 milhão de assinaturas para Marina Silva

12/11/25

Belém, 12 de novembro de 2025. Hoje, a Oxfam e seus parceiros ativistas na COP30 entregaram um milhão de assinaturas em uma petição exigindo que os super-ricos paguem pelos danos climáticos à Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva. A petição faz parte da campanha global “Make Rich Polluters Pay“, que pressiona os governos a tributarem aqueles que detêm a maior responsabilidade pelas emissões de carbono e a arcarem com os danos climáticos e a promoverem uma transição energética justa.

“Os super-ricos são os principais responsáveis ​​pela crise climática, portanto, é uma questão de justiça que eles paguem por isso”, disse Viviana Santiago, diretora executiva da Oxfam Brasil. “Precisamos que essa pequena elite, que mais polui e mais lucrou, financie uma transição justa e pague pelos danos climáticos que já estão acontecendo nos países mais vulneráveis. A ministra Marina Silva tem sido uma voz fundamental para colocar esse debate no centro das negociações.”

O relatório mais recente da campanha, “Saque Climático: Como alguns poucos poderosos estão levando o planeta ao colapso”, constatou que os 0,1% mais ricos emitem mais poluição de carbono em um dia do que uma pessoa dos 50% mais pobres emite em um ano. As conclusões foram citadas pelo presidente Lula em seu discurso na plenária de abertura da COP30. Uma solução política fundamental é um imposto progressivo sobre o 1% mais rico, que poderia arrecadar até US$ 9 trilhões para financiar energias renováveis ​​e adaptação climática, além de reduzir as emissões.

A entrega ocorreu na Zona Azul, realizada pela diretora executiva da Oxfam Brasil, Viviana Santiago, e pelos ativistas da campanha Make Rich Polluters Pay: Grace Mali (Tuvalu), Erica Monteiro (Brasil), Hilda Nakabuye (Uganda) e Pavel Martiarena (Peru).

A ativista climática Érica Monteiro, do quilombo Itacoã Miri, no Pará, que também faz parte da campanha e está presente na COP30, enfatizou a importância da ação: “Estar aqui na COP30 é uma luta para garantir que as vozes das comunidades tradicionais, que sempre protegeram os territórios da Amazônia, sejam ouvidas nos espaços de tomada de decisão. Entregar esta petição à Ministra Marina Silva é um passo crucial para exigir que os maiores responsáveis ​​pela crise climática assumam a responsabilidade e que os recursos cheguem de fato a quem mais sofre com as mudanças climáticas, como o nosso povo quilombola. Trata-se de garantir justiça para populações que historicamente foram invisibilizadas, mas que estão na linha de frente da proteção da Amazônia.”

Notas para editores:

Baixe o relatório “Saque Climático: Como alguns poucos poderosos estão levando o planeta ao colapso”.

Assine a petição global da Oxfam para que os ricos poluidores paguem.

Compartilhar