Oxfam e CONTAR iniciam projeto por direitos dos trabalhadores rurais

17/03/25

Em fevereiro de 2025, a Oxfam Brasil e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (CONTAR) deram um passo importante para os próximos anos do programa “Lutas Globais pelos Direitos dos Trabalhadores”, pois os territórios da Serra Gaúcha e do Vale do São Francisco receberam as reuniões de abertura do projeto.

Com a participação da Oxfam Alemanha, parceira do projeto no módulo global, a reunião da Serra Gaúcha aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro no Sindicato dos Trabalhadores e Assalariados Rurais de Vacaria e Muitos Capões, município de Vacaria/RS. O encontro contou ainda com a participação de 20 líderes sindicais, além da CONTAR e Oxfam Brasil. A atuação do projeto na Serra Gaúcha, nas cadeias da uva e da maçã, é de fundamental importância devido ao contexto local de violações de direitos.

Na semana seguinte, nos dias 20 e 21 de fevereiro, foi a vez do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina receber a reunião de abertura no Vale do São Francisco. Com a participação de 25 delegados sindicais, o encontro também apresentou o programa e suas atividades previstas para o ano de 2025.

Ambas as reuniões contaram com visitas de campo, onde foi possível conhecer um pouco da cadeia da maçã em Vacaria/RS e da cadeia da uva em Petrolina/PE, onde os trabalhadores foram ouvidos e mostraram um pouco de sua realidade nos territórios.   

MAIS SOBRE O PROJETO

Em grandes linhas, o projeto advoga por uma transição justa nas cadeias de valor alimentar no Brasil e na África do Sul, criando mudanças positivas sustentáveis ​​nas estruturas e condições de trabalho e de vida dos trabalhadores rurais nesses países. Assim, até 2028, através do fortalecimento de capacidades e mobilização das organizações da sociedade civil que representam os trabalhadores e dos próprios trabalhadores, incidência a nível local, nacional e internacional, bem como a partilha de conhecimentos práticos e aprendizagem de parceiros locais e globais, o objetivo do projeto é melhorar significativamente as condições de vida e trabalho desses trabalhadores e suas famílias.

No Brasil, o projeto atuará em três estados, no Rio Grande do Sul, na região da Serra Gaúcha, em Pernambuco e Bahia, no Vale do São Francisco, focando os esforços na fruticultura, nas cadeias de maçã, uva e manga, em aproximadamente 20 municípios. Para isso, a Oxfam Brasil e a CONTAR irá trabalhar em conjunto com as federações e os sindicatos de assalariados rurais, bem como contará com mobilizadores locais nesses territórios.

Compartilhar