Oxfam Brasil e parceiros realizam ações em Belém para pressionar por justiça climática durante COP30

11/11/25

Na semana de início da COP30 em Belém, a Oxfam Brasil, em parceria com a Aliança dos Povos Pelo Clima e o Levante Popular da Juventude, promoveu duas ações de impacto na capital paraense para cobrar ações concretas dos líderes globais frente à emergência climática.

Na segunda-feira (10), o amanhecer em Belém, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo foi marcado pelo ato “Amanhecer Pelo Clima”. No Elevado Carlos Marighella, ativistas estenderam um bandeirão com os dizeres “Justiça Climática Já!”, “Taxem os super-ricos!” e “Culpados pela crise, responsáveis pela conta”. A ação destacou o impacto desproporcional dos mais ricos na crise do clima e a necessidade urgente de taxar essa parcela para financiar a justiça climática.

Já no período da noite, ao encerrar o primeiro dia de negociações oficiais da COP30, as organizações realizaram uma projeção em um prédio na Avenida Presidente Vargas. A imagem de um globo terrestre dentro de uma ampulheta, com a areia caindo, ilustrava a mensagem de que o tempo para a justiça climática está se esgotando. A projeção foi acompanhada por uma cobra cenográfica, reforçando o slogan “A gente cobra”, utilizado pela Aliança para exigir participação popular nas decisões e a taxação de grandes fortunas para o financiamento climático.

“Essas ações simbolizam a urgência que a crise climática demanda. Enquanto o planeta esquenta, não podemos aceitar a inação daqueles que mais podem e devem agir. Cobramos medidas efetivas e financiamento robusto, especialmente para a proteção de biomas críticos como a Amazônia”, afirmou Viviana Santiago, diretora-executiva da Oxfam Brasil.

As iniciativas reforçam o posicionamento da Oxfam Brasil de que é preciso ir além dos discursos e garantir que os responsáveis pela crise financiem sua solução, priorizando as populações mais vulneráveis.

Compartilhar