A Oxfam Brasil, o Observatório da Branquitude e a Gênero e Número, em parceria com o Comitê Nacional da 2ª Marcha de Mulheres Negras está com inscrições abertas para uma consultoria que irá elaborar um estudo técnico sobre o impacto da 1ª Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, Violência e pelo Bem Viver, realizada em 2015, e as perspectivas para a 2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, prevista para novembro de 2025.
O objetivo do estudo é analisar o legado da primeira marcha, que reuniu cerca de 50 mil mulheres negras de todo o país, e seu impacto nas políticas públicas voltadas para o enfrentamento do racismo e das desigualdades no Brasil. A pesquisa também buscará identificar como a incidência das mulheres negras influenciou a implementação de ações contra o racismo patriarcal e outras formas de opressão.
A consultoria, que será realizada entre abril e agosto de 2025, deverá produzir um relatório detalhado com análises de políticas públicas, indicadores de raça e gênero, e recomendações para o Estado e a sociedade civil organizada. O estudo será baseado em dados oficiais e pesquisas recentes, com foco na interseccionalidade entre gênero, raça e território.
Perfil da consultoria
Podem se candidatar pessoas negras, preferencialmente mulheres e LGBTQIAPN+, com experiência comprovada em análises sobre desigualdades de raça e gênero. A proposta deve incluir metodologia, cronograma, composição da equipe e declaração de capacidade de emissão de nota fiscal.
Prazo para Inscrições:
As propostas devem ser enviadas até 21 de março de 2025, por meio do formulário disponível no link: https://bit.ly/PesquisaMarchaDasMulheresNegras.
Sobre a Oxfam Brasil:
A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil que atua desde 2014 na construção de um Brasil mais justo, sustentável e solidário, com foco em justiça racial e de gênero, justiça social e econômica, justiça rural e desenvolvimento, e justiça climática e Amazônia. Faz parte da rede global Oxfam, presente em 70 países.
Para mais informações sobre as vagas, acesse os termos de referência completos.