EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

Oxfam Brasil contrata Oficial de Projetos – Setor Privado, Desigualdades e Direitos Humanos

19/11/2020 Tempo de leitura: 4 minutos
 

A Oxfam Brasil promove o combate à discriminação de raça e gênero e quer ampliar a presença de pessoas negras, mulheres e LGBTQI+ na sua equipe.

Sobre a Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira fundada em 2014 e tem como missão contribuir para a construção de um Brasil justo, sustentável e solidário que enfrente as causas da pobreza e das desigualdades. Trabalhamos com programas, pesquisa, incidência política e campanhas públicas. Sua atuação está baseada em evidências, na produção de dados confiáveis e na realidade da vida das pessoas mais afetadas pelas desigualdades e as situações de pobreza.

Para manter e ampliar seu trabalho, a Oxfam Brasil utiliza seus programas, pesquisas e campanhas de maneira estratégica para sensibilizar e convencer seus alvos e mobilizar apoiadores, mídia e a sociedade em geral. Para tanto, é preciso uma equipe multifacetada que atue de forma consistente com a visão e missão da organização.

A Oxfam Brasil é membro da confederação Oxfam, formada por 20 afiliadas, com presença em mais de 90 países.

Objetivo da Área

Desenvolver e implementar a estratégia da área de setor privado, desigualdades e direitos humanos no apoio de comunidades e grupos de pessoas impactadas pelas cadeias de valor de grandes empresas, em especial de commodities agrícolas e alimentares, buscando promover suas demandas e defender mudanças nas políticas e práticas empresariais. Atuamos por meio de campanhas, advocacy e engajamento com o público para sensibilizar e influenciar as grandes empresas no sentido de adotarem políticas e práticas que respeitem os direitos humanos – em alinhamento com os Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos e outras referências internacionais.

Área(s) de Atuação

Terceiro Setor/Política Social, Terceiro Setor/Responsabilidade Social

Descrição da Vaga

Nome do Posto: Oficial de Projetos – Setor Privado, Desigualdades e Direitos Humanos

Gerenciado(a) por: Coordenador de Setor Privado,Desigualdades e Direitos Humanos

Nº de funcionários(as) subordinados ao posto: N/A

Responsabilidade orçamentária: N/A

Área: Programas, Incidência e Campanhas – Setor Privado, Desigualdades e Direitos Humanos

Tipo de contrato/carga horária: CLT / 40 horas semanais

Salário: A ser definido, compatível com a vaga e a experiência das candidatas e candidatos. 

Objetivo do Cargo

Contribuir para a implementação de projetos da área, apoiando na gestão dos projetos e contribuindo para sua boa execução, cronograma e controle orçamentário. Apoio na gestão de fornecedores e processos de compras, desenvolvimento de relatórios de prestação de contas e gestão de contratos com organizações parceiras. Os projetos da área incluem ações de advocacy com empresas; análise das empresas, suas políticas, práticas e mecanismos de controle de impactos; pesquisas e investigações; campanhas de mobilização do público; diálogo com sindicatos, organizações da sociedade civil, organizações de base comunitária, entidades indígenas, povos e comunidades tradicionais e movimentos sociais.

O cargo trabalhará diretamente com o Coordenador de Setor Privado, Desigualdades e Direitos Humanos, sob a Gerência de Programas, Incidência e Campanhas.

.Principais Responsabilidades/atribuições do Cargo

  • Apoiar a gestão e monitoramento de projetos, orçamento, cronograma, elaboração de relatórios, propostas e prestação de contas;
  •  Atuar nos processos de contratação e gestão de fornecedores, incluindo a elaboração de termos de referência.
  •  Atuar na organização de reuniões, relatoria e organização de eventos como oficinas e seminários.
  •  Atuar na organização e sistematização de dados para a gestão da informação e monitoramento de resultados.
  • Apoiar nas análises sobre compromissos e práticas empresariais com base em referências como salvaguardas sociais e ambientais de bancos multilaterais, Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos humanos, Diretrizes da OCDE para Empresas Multinacionais, Indicadores GRI, certificações e iniciativas multistakeholder.
  • Apoiar no relacionamento com organizações aliadas e parceiras como sindicatos rurais, entidades da agricultura familiar, organizações indígenas, movimentos sociais e outras ONGs.
  • Apoiar no relacionamento com as áreas internas da Oxfam Brasil como comunicação e captação de recursos. E no relacionamento com Oxfam de outros países (em inglês).
  • Apoiar o relacionamento com organizações aliadas e parceiras.
  • Quando solicitado, atuar na representação institucional, realizar viagens e produzir textos. 

Requisitos

Habilidades e Competências

  • Conhecimento e/ou experiência sobre empresas e responsabilidade social/corporativa, empresas e direitos humanos, cadeias de fornecimento agrícolas, ferramentas empresariais como indicadores, certificações, auditorias e iniciativas multistakeholder;
  •  Familiaridade com ferramentas empresariais relacionadas com responsabilidade social corporativa e sustentabilidade;
  • Familiaridade com gestão de projetos, orçamento, cronograma, processos internos, contato com fornecedores, escrita de relatórios, preparação de eventos e reuniões etc.;
  • Conhecimento de ferramentas do pacote Office, incluindo Excel;
  • Essencial: Inglês fluente (é essencial para o dia a dia da área). Espanhol desejável;
  • Essencial: Experiência de trabalho em ONGs e/ou em empresas em temas relacionados;
  • Compreensão e capacidade de análise sobre o setor privado e seu papel social no Brasil e no mundo;
  • Conhecimentos ou familiaridade com temas como agricultura, segurança alimentar, recursos naturais (terra e água), comunidades, povos indígenas, direito dos trabalhadores, trabalhadores rurais e relações de produção e consumo, relações de gênero e raça;
  • Compromisso com os valores, a missão e os objetivos fundamentais da Oxfam Brasil, incluindo uma abordagem baseada em direitos, a luta contra as desigualdades e o respeito aos temas de gênero, raça/etnia e orientação sexual.
  • Formação superior.
  • Boa redação, trabalho em equipe e capacidade de articulação;
  • Proatividade, criatividade e pensamento crítico.
  • Capacidade de trabalhar sobre pressão, com flexibilidade, foco na solução de problemas e resultados.
  • Gostar de trabalhar em equipe e em ambientes de informalidade
  • Perfil multitarefa e atitude “mãos à obra” e “faz tudo”.

Cadastrar CV até 18/12/2020

Somente serão aceitas as inscrições feitas por meio do site do IPO

Acesse o site, cadastre seu CV em português e anexe uma carta de apresentação em inglês (no máximo com 350 palavras) que sintetize o alinhamento de seu perfil com os requisitos, habilidades e características chaves desse posto. Informar o salário atual, ou último, e sua pretensão salarial para essa vaga.

Agradecemos seu interesse nesta posição.

Serão convidados para o processo somente as e os profissionais selecionados após análise do currículo e carta de apresentação.

imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.