Notícias

Novo relatório propõe debate público sobre as desigualdades no país

Lançamento foi realizado na última semana de setembro em São Paulo

O debate público sobre a redução das desigualdades no Brasil é urgente e necessário. Vivemos hoje uma situação insustentável e injusta. Por exemplo: uma pessoa que ganha um salário mínimo por mês hoje teria que trabalhar 19 anos para receber o mesmo que um brasileiro que faz parte hoje do 0,1% mais rico do país. Mais de 16 milhões de brasileiros ainda vivem abaixo da linha da pobreza, apesar de todos os esforços feitos nos últimos anos para enfrentar o problema.

Hub das Pretas sai mais fortalecido de São Paulo

As jovens do projeto se preparam agora para agenda em outras três capitais: Rio de Janeiro, Recife e Brasília
O projeto Mulheres Negras Fortalecidas na Luta Contra o Racismo e Sexismo chega a seu ponto alto neste segundo semestre de 2017 com o início dos intercâmbios entre as jovens dos “Hubs das Pretas” de diversas cidades. Depois de consolidar o trabalho de formação com os grupos nas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, as participantes começam agora a trocar experiências presencialmente.

A pior dor do mundo reúne questões de gênero, raça, classe e migração

Afirma diretora da Oxfam Internacional em visita ao Brasil

O modelo econômico global não pode estar à parte da dignidade humana, em especial questões relacionadas a gênero, raça, classe e migração. Esse é um dos grandes desafios atuais segundo Winnie Byanyima, diretora executiva da Oxfam Internacional em sua visita ao Brasil.

Sociedade civil discute o Novo Banco de Desenvolvimento

Oxfam e parceiros discutem como influenciar políticas do novo banco de desenvolvimento dos BRICS

Em parceria, Oxfam Brasil e Rebrip realizaram nesta semana, em São Paulo,  atividades de articulação entre ONGs e movimentos sociais brasileiros para monitorar o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Oxfam Brasil contrata coordenador/a de Comunicação

Inscrições estão abertas até 11 de julho; posto é para São Paulo (SP) para atuar com comunicação e mídias digitais

Objetivo do Cargo

Sistema de justiça internacional favorece impunidade

Os mecanismos de responsabilização, o sistema de justiça atual e a extraterritorialidade foram tema de debate da última mesa de seminário

Apesar dos muitos avanços no debate e na definição de normas e tratados internacionais que busquem a garantia dos respeitos dos direitos humanos por empresas multinacionais, a voluntariedade na assinatura e na adoção e a dificuldade de punição favorece a impunidade dessas empresas fora de seus países de origem.

Captura política por empresas se sofistica na América Latina

Corporações conquistam poder investindo em financiamento político, lobby e campanhas midiáticas

O processo de tomada dos Estados nacionais pelas empresas se tornou mais sofisticado conforme o neoliberalismo avançou no mundo e especialmente na América Latina. As corporações aprenderam com o tempo a transformar a simples acumulação de recursos em influência política, o que tem efeitos negativos nos processos democráticos.

Agronegócio brasileiro domina produção no Paraguai e Bolívia

O setor expandiu-se fortemente nas últimas décadas, levando para países vizinhos contradições e distorções

O Brasil não exporta só commodities, mas também leva a países vizinhos o próprio sistema de agronegócio e todas as suas contradições, como a concentração de terras, a monocultura e o uso de agrotóxicos, a ponto de dominar os mercados locais em nações como a Bolívia e o Paraguai.

Povos tradicionais resistem a megaprojetos na América Latina

Debate em seminário reforça importância da luta de povos indígenas e tradicionais para frear perda de direitos

A resistência dos povos tradicionais é fundamental para frear a perda de direitos em megaprojetos na América Latina.

China ocupa espaço do Brasil no desenvolvimento regional

Seminário em São Paulo debate reflexos dos investimentos na América Latina e a fragilização das proteções ambientais e sociais

O modelo de desenvolvimento regional latino-americano está sofrendo uma mudança estrutural profunda com a crise econômica pela qual passa o Brasil, pela diminuição e modificação do papel do BNDES e pela presença cada vez maior do capital chinês. Esta foi uma das conclusões da sessão sobre “Tendências dos investimentos brasileiros no exterior nos próximos anos.

Páginas