EMERGÊNCIA COVID-19: sua solidariedade protege famílias

Blog



Congresso em Foco: Por trás das máscaras das desigualdades brasileiras

22/06/2020 Tempo de leitura: 1 minuto
 

A pandemia de coronavírus escancarou as desigualdades brasileiras e mostrou como a doença afeta mais quem está em situação de vulnerabilidade. Além disso, sem o apoio necessário por parte do Poder Público, a pandemia vai aprofundar essas mesmas desigualdades a níveis preocupantes.

Em artigo publicado nesta segunda-feira (22/6) no site Congresso em Foco, nossa diretora executiva Katia Maia afirma que o desafio que vamos enfrentar é gigantesco, já que a situação política, social e econômica do país já não era boa.

O país já apresentava indicadores sociais preocupantes antes mesmo do coronavírus: o aumento da pobreza, o ressurgimento da fome, o aumento da desigualdade de renda, a redução de investimentos sociais, especialmente nas áreas de saúde, educação e proteção social. 

Coronavírus e as desigualdades brasileiras

Katia afirma ainda que neste momento de crise profunda é preciso, mais do que nunca, defender a democracia e suas instituições. Além disso, é preciso entender que enquanto houve racismo no país, não haverá democracia possível.

E que para enfrentar as desigualdades, bem como a pandemia de coronavírus, é fundamental aprovar uma reforma tributária justa e solidária.

A economia, diz Katia, tem que estar a serviço da sociedade, sob os pilares da humanidade e sustentabilidade ambiental. “Nesse sentido, a economia que aceita a ‘passagem da boiada’ como forma de atrair investimentos, e que tem o ajuste fiscal da ineficaz e cruel Emenda Constitucional 95 como mantra, tem vida curta”, afirma.

Queremos mais justiça, menos desigualdades!

Leia aqui a íntegra do artigo publicado no site Congresso em Foco.

Categoria:

Artigos

Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil


Deixe um comentário


A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.