Conheça a Oxfam

Conheça a Oxfam

A Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira, sem fins lucrativos e independente, criada em 2014 para a construção de um Brasil com mais justiça e menos desigualdades. Nosso escritório fica em São Paulo.

Atuamos em quatro áreas temáticas: Justiça Rural e Desenvolvimento, Justiça Social e Econômica, Justiça Racial e de Gênero e Justiça Climática e Amazônia.

Entre as nossas estratégias de atuação estão o trabalho em parceria e aliança com outras organizações e setores da sociedade civil brasileira, o engajamento público, a realização de campanhas e a incidência com setores público e privado.

Fazemos parte de uma rede global, a Oxfam, que tem 22 membros que atuam em 77 países pelo mundo, por meio de campanhas, programas e ajuda humanitária.

Para nós, desafiar as desigualdades é dar espaço, voz e poder às pessoas para que possam exercer seus direitos plenamente, para contribuir com a construção de um país mais justo e menos desigual.

#MaisJustiçaMenosDesigualdades

Missão, Visão e Valores

Nossa Missão

Contribuir para a construção de um Brasil justo, sustentável e solidário que elimine as causas da pobreza e da desigualdade. Trabalhamos com parceiros e aliados como parte de um movimento nacional e global pela transformação social.

Nossa Visão

Queremos um Brasil justo, sem pobreza e desigualdades, onde as pessoas sejam respeitadas em sua diversidade e tratadas com igualdade. Uma sociedade na qual cidadãs e cidadãos exerçam de forma plena seus direitos e participem ativamente das decisões políticas.

Nossos Valores

Os valores da Oxfam Brasil estão pautados no trabalho em parceria, acreditando que juntos se vai mais longe. Com nosso trabalho, procuramos assegurar que as pessoas mais afetadas pelas desigualdades tenham suas vozes ouvidas. Buscamos mudanças sistêmicas que possam garantir direitos iguais a todos e todas em um Brasil sem privilégios e livre das desigualdades.

Parcerias

A Oxfam Brasil tem como princípio fundamental trabalhar com organizações parceiras na luta por uma maior justiça econômica, política, social e ambiental. Acreditamos que mudanças duradouras só são alcançadas quando as organizações trabalham juntas em redes e plataformas em direção a um objetivo comum, aplicando suas diversas habilidades técnicas, organizacionais ou de influência.

Espaço, voz e ação

Para a Oxfam Brasil, desafiar as desigualdades significa que as pessoas devem ter espaço, voz e poder para atuar no exercício de seus direitos. Dessa forma, elas poderão influenciar e monitorar os governos e suas políticas públicas, assegurando que sejam justos e priorizem a melhora da qualidade de vida para o conjunto da sociedade.

Influência

A Oxfam Brasil trabalha para reduzir o enorme desiquilíbrio de poder existente nas tomadas de decisão e na elaboração de políticas públicas que afetam o dia a dia das pessoas – para que não apenas empresas e indivíduos super ricos tenham influência sobre políticas sociais e econômicas, mas para que todas e todos os cidadãos sejam ouvidos.

Linha do Tempo

Comitê Oxford para Alívio da Fome
1942
Ativistas ingleses fundam o Comitê Oxford para Alívio da Fome para ajudar a população da Grécia ocupada pelos nazistas.
1948
Primeira loja de caridade da Oxfam é aberta na Grã-Bretanha - hoje, são 650 lojas no país, com 23 mil voluntários trabalhando nelas.
1951
Oxfam atua pela primeira vez em uma emergência fora da Europa, para combater a fome em Bihar, na India.
1953
Primeira resposta humanitária da Oxfam em um desastre natural foi nas ilhas jônicas, na Grécia, que sofreu um forte terremoto.
1954
Com apoio financeiro a comunidades da Argélia, Quênia e Tanzânia, a Oxfam inicia operações na África.
Os Beatles participam da campanha da Oxfam.
1961
Os Beatles participam da campanha "Um Milhão (de libras) contra a Fome" da Oxfam.
1963
Primeira unidade da Oxfam fora da Inglaterra é inaugurada no Canadá. Hoje, somos uma confederação de 19 organizações trabalhando em mais de 90 países pelo mundo.
1965
A Oxfam inglesa inicia sua atuação no Brasil, apoiando cooperativas rurais de crédito para pequenos agricultores no Nordeste do país
1967
Irmã Dulce recebe ajuda da Oxfam para construir um hospital gratuito em Salvador (BA), inaugurado dois anos depois.
1968
A Oxfam inaugura escritório em Lima, no Peru. É o primeiro escritório da organização inglesa na América Latina.
1969
Em meio à ditadura militar, é aberto em Recife (PE) o 10. escritório da Oxfam no Brasil, para trabalho com missionários católicos.
1971
Oxfam abre escritório no México.
Os irmãos Villas-Boas, idealizadores do Parque Nacional do Xingu.
1972
Oxfam apoia os irmãos Villas-Boas, idealizadores do Parque Nacional do Xingu, na compra de um pequeno avião.
1975
Pernambuco sofre com grande enchente e a Oxfam ajuda na construção de casas para desabrigados, em parceria com Dom Helder Câmara.
1979
Ano da anistia política no Brasil, marco importante da redemocratização do país. Oxfam abre escritório em Manaus (AM) para atuar com povos indígenas.
1980
Oxfam apoia o Projeto Seringueiro em Xapuri, no Acre, terra de Chico Mendes, numa ação voltada para a educação e construção de uma cooperativa.
1983
Escritório da Oxfam em Manaus é transferido para Brasília e, dois anos depois, fundido com o de Recife.
1984
A fome na Etiópia assombra o mundo. Oxfam reúne 12.5 milhões de libras em doações em quatro meses para ajudar milhares de pessoas no pais africano.
1985
Fim da ditadura militar no Brasil. Tancredo Neves é eleito presidente da República mas morre antes de assumir. Oxfam apoia ONGs e movimentos sociais em defesa dos direitos sociais, civis e políticos.
O ambientalista e líder seringueiro Chico Mendes e a nova Constituição brasileira.
1988
Oxfam inicia parceria com o Projeto Caatinga, em Pernambuco, para melhorar a vida no semi-árido nordestino. O ambientalista e líder seringueiro Chico Mendes, parceiro da Oxfam desde 1981, é assassinado em Xapuri (AC). É promulgada a nova Constituição brasileira.
Rigoberta Menchu
1992
A Oxfam é indicada ao Nobel da Paz. O prêmio fica com Rigoberta Menchu, indígenas da Guatemala por sua campanha pelos direitos humanos dos indígenas de seu país.
1994
Criada a Oxfam Internacional, com organizações da Grã-Bretanha, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia, EUA, Canadá, Hong Kong. Holanda e Bélgica.
1996
Com uma atuação cada vez mais global, a Oxfam Internacional cria seu primeiro website, ampliando o alcance de sua comunicação.
1998
Incêndio devasta o estado de Roraima durante meses. Oxfam participa de projeto de ajuda emergencial às comunidades indígenas da região.
2000
Em nova grande enchente em Pernambuco, a Oxfam atua para melhorar as condições de higiene e reconstruir casas atingidas.
2001
Oxfam abre escritório em Brasília, para atuar mais ativamente na formulação de políticas públicas de inclusão social.
2002
Oxfam lança em 22 países a campanha O Que Tem no Seu Café, para alertar sobre a crise enfrentada por milhões de agricultores.
Milhares de pessoas contribuem para a Oxfam atuar no sudeste asiático, atingido por uma grande tsunami.
2004
Milhares de pessoas contribuem para a Oxfam atuar no sudeste asiático, atingido por uma grande tsunami, e ajudar milhares de pessoas desabrigadas, com equipamentos para filtrar água, cobertores, abrigos e projetos de longo prazo, como reconstrução de escolas.
2014
Criação da Oxfam Brasil, afiliada brasileira da Confederação Oxfam.
2015
Inicio das operações da Oxfam Brasil, com abertura de escritório em São Paulo.
A Distância Que Nos Une - Um Retrato das Desigualdades Brasileiras
2017
Lançamento do primeiro relatório da Oxfam Brasil, A Distância Que Nos Une - Um Retrato das Desigualdades Brasileiras.
A vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco.
2018
vereadora e ativista dos direitos humanos Marielle Franco é assassinada no Rio de Janeiro, juntamente com Anderson Gomes, motorista que a acompanhava. O crime causou comoção nacional e internacional, e ainda não foi solucionado pelas autoridades policiais que investigam o caso.
2019
A Oxfam realiza intenso trabalho humanitário em diversas partes do mundo. Em Bangladesh, inaugurou uma usina de tratamento de resíduos sólidos no maior campo de refugiados do mundo, o Cox's Bazar. Em Moçambique, Malauí e Zimbábue, no sudeste da África, atua para oferecer ajuda humanitária às pessoas atingidas por ciclones e enchentes. Na Indonésia, atua para fornecer água potável e saneamento aos atingidos por uma tsunami, que matou milhares de pessoas.
Início da pandemia de covid-19.
2020
Início da pandemia de covid-19, que aprofundou a crise econômica que o Brasil já enfrentava. A Oxfam Brasil, em parceria com diversas organizações da sociedade civil, lança uma ação humanitária emergencial em quatro grandes cidades brasileiras - Recife, São Paulo Rio de Janeiro e Brasília -, oferecendo cartões alimentação para centenas de famílias, evitando que elas caíssem na extrema pobreza.
2021
Primeira pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan) sobre a fome no Brasil. revelando que cerca de 19 milhões de pessoas estavam passando fome nos últimos três meses de 2020.
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam no Brasil
Oxfam Brasil
Oxfam Brasil
Oxfam Brasil
Oxfam Brasil
Oxfam Brasil