Retrospectiva 2025 da Oxfam Brasil

18/12/25

2025 foi um ano de coragem e ação. Das ruas às conferências globais, nossa voz por justiça ecoou mais forte. Um ano marcado por esforços contínuos para combater as desigualdades, defender direitos humanos e influenciar políticas públicas que promovam um futuro mais justo para todas, todos e todes. Relembre as principais conquistas que construímos juntos. 

Nossa voz ecoou em Belém e no mundo: Justiça Climática, Já! 

Na COP30, em Belém, tomamos as ruas. Nossos ‘bigheads’ pararam a cidade e viraram capa de jornais no Brasil e no mundo. Com projeções monumentais e faixas gigantes, exigimos justiça climática já. No centro político, entregamos à ministra Marina Silva o poder de mais de 1 MILHÃO DE ASSINATURAS da campanha ‘Culpados pela Crise, Responsáveis pela Conta’, que ao longo do ano alcançou mais de 1,7 milhão de visualizações nas redes sociais em todo o Brasil, pressionando para que os grandes poluidores paguem pela ação climática.

Justiça Tributária: uma vitória concreta para milhões 

Nossa campanha ‘Justiça Tributária Já’ mobilizou o país, obteve cerca de 30 mil assinaturas de apoio e alcançou mais de 1,2 milhão de pessoas. Ela foi decisiva para a sanção da lei que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, beneficiando milhões. O ‘Elefante na Sala’, que marcou presença em atos de rua e até na frente do Congresso, viralizou e virou símbolo dessa conquista histórica.

Raízes da desigualdade: desvendando o sistema

Em 2025, lançamos o estudo ‘Arqueologia da Regressividade Tributária‘, que revelou as raízes coloniais do sistema fiscal e como ele perpetua o racismo, especialmente contra mulheres negras. O diagnóstico fundamentou nossa atuação e ampliou o debate público. 

Marcha das Mulheres Negras: apoio de base e alcance global 

Ao longo do ano, atuamos nos comitês de Filantropia e Comunicação da Marcha. Nosso apoio direto garantiu a presença de trabalhadoras rurais e a vinda de mulheres de toda a América Latina e Caribe para Brasília. Juntas, formamos o histórico bloco de mais de 300 mil pessoas em defesa de cuidado, bem viver e reparação.” 

Pelo fim do Trabalho Escravo Moderno: Levando a voz do Brasil para o mundo

Nossas recomendações sobre o combate ao trabalho em condições análogas à escravidão escravo, apresentadas ao Relator Especial da ONU, foram oficialmente incorporadas ao seu relatório final, elevando a urgência desta pauta ao mais alto nível internacional.

O retrato que embasou nossa luta 

Em 2025, consolidamos nossa análise com o lançamento do relatório ‘Encruzilhada Climática: Um Retrato das Desigualdades Brasileiras’, nosso relatório anual, que evidenciou os impactos desproporcionais da crise do clima sobre a população mais pobre do país, evidenciando o racismo e o machismo presentes no DNA dessa desigualdade. Esses documentos guiaram nossa incidência e, sobretudo, reforça a importância da existência da Oxfam Brasil, combater e denunciar as desigualdades.   

Cada assinatura, cada marcha, cada relatório, cada ação nas ruas e cada lei sancionada foi fruto de uma rede de alianças e da coragem de quem luta por um país mais justo. Agradecemos a todos que caminharam conosco em 2025. 

A luta segue. Em 2026, continuaremos firmes. Acompanhe e some forças! 

Compartilhar