Dez anos após o acordo de paris, o mundo está em um caminho catastrófico

28/10/25

Em resposta ao mais recente relatório de síntese das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) publicado hoje, Viviana Santiago, Diretora Executiva da Oxfam Brasil, declarou:

“Dez anos após o Acordo de Paris, o relatório de síntese das NDCs da ONU revela uma verdade devastadora: os líderes globais estão falhando coletivamente em enfrentar a crise climática. Os países mais ricos e que mais poluem se recusaram a aumentar sua ambição, empurrando o mundo para um aquecimento catastrófico. Cada fração de grau significa mais vidas perdidas – especialmente nas regiões mais pobres e vulneráveis do mundo.

O Brasil deve fazer da COP30 um ponto de virada para pressionar os países mais ricos do mundo a apresentarem NDCs ousadas e ambiciosas, baseadas em sua parcela justa de responsabilidade. Deve também exigir que esses países forneçam o financiamento climático, há muito atrasado, necessário para que os países em desenvolvimento protejam suas comunidades dos piores impactos desta crise.

O Brasil, como anfitrião da COP30, está se posicionando como líder climático. No entanto, continua aprovar novas explorações de petróleo no coração da Amazônia, uma contradição que mina sua credibilidade no palco global.

O Brasil deve agir de acordo com seu discurso. Isso significa defender um modelo de desenvolvimento baseado em uma economia de baixo carbono, energias renováveis e a proteção de ecossistemas vitais.

A Oxfam Brasil, junto com uma sociedade civil vigilante, mantém seu compromisso de trabalhar e apoiar todas as ações do governo que estejam genuinamente alinhadas com a necessidade urgente de justiça climática e um futuro sustentável para todos.”

Compartilhar