Oxfam Brasil debate concentração de riqueza e democracia inacabada em seminário na USP

03/10/25

A Oxfam Brasil marcou presença no seminário “USP Pensa Brasil”, nesta quarta-feira (1º), com a participação de sua diretora executiva, Viviana Santiago, no painel “Plutocracia e a Crise da Democracia”. A representante da organização enfatizou a relação direta entre a extrema concentração de riqueza e os desafios para a consolidação democrática no Brasil.

Em sua fala, Viviana Santiago foi enfática ao definir a realidade política nacional. “A democracia brasileira não se concretiza para uma parte significativa da população; existe, mas é inacabada”, afirmou.

A diretora da Oxfam Brasil apontou a fusão entre as elites econômicas e políticas como um dos principais obstáculos. “Hoje não se consegue distinguir entre a elite política e a econômica. Os milionários participam das agendas políticas para influenciar a favor do aumento da riqueza”, declarou Santiago, ressaltando que as regras do jogo político continuam sendo ditadas pelo poder econômico.

Ela também contrastou a realidade da população para ilustrar o problema central: “O problema no País é a concentração de riqueza”, que coexiste com a insegurança de “milhões de pessoas que não sabem quando será sua próxima refeição”.

O painel, que contou com a mediação do professor Felipe Loureiro (IRI-USP), também teve a participação do jornalista Bernardo Mello Franco e do escritor Martim Vasques da Cunha, que contribuíram com diferentes perspectivas sobre o tema. A participação de Viviana Santiago trouxe para o centro do debate na USP a análise e os alertas da Oxfam Brasil sobre os impactos da desigualdade na estrutura democrática do país.

Confira o seminário na íntegra:

Compartilhar