Mais Justiça, Menos Desigualdades

 

Vacina para todos!

Enquanto cada um de nós faz o que pode para evitar que a doença se espalhe, e enquanto trabalhadores do setor de saúde atuam incessantemente para cuidar dos doentes, pesquisadores correram para encontrar a única coisa que poderá nos proteger a todos e todas no longo prazo – a vacina.

Todo mundo vai precisar da vacina para se manter saudável e se proteger da covid-19. O grande desafio agora é assegurar que todo mundo tenha acesso a ela o mais rápido possível. Mas tem gente ficando para trás!

O que está em jogo?

Apesar de todos os apelos e negociações para que a vacina contra a covid-19 esteja disponível para todas e todos no mundo, o que temos hoje é um retrato das desigualdades globais. Enquanto nove entre 10 pessoas de alguns dos países mais pobres do mundo ficarão sem a vacina em 2021, os países ricos garantiram três vezes mais doses do que o necessário para vacinar suas populações inteiras!

No Brasil, empresas privadas querem ‘furar a fila’ do SUS, comprando elas mesmas as vacinas para imunizar seus funcionários. Em um país como o nosso, em que mais de 40% das pessoas não têm emprego fixo e atuam na informalidade, milhões ficarão de fora dessa vacinação. Toda vacina tem que passar pelo SUS para que os grupos prioritários tenham garantia de serem vacinados, sem privilégios para poucos.

As empresas farmacêuticas que desenvolveram as vacinas podem e devem compartilhar suas tecnologias e propriedades intelectuais com o consórcio Covax da OMS para garantir a produção de bilhões de doses para quem realmente necessita.

No Brasil, está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que autoriza o governo a aplicar o licenciamento compulsório de patentes de vacinas. Essa é a melhor estratégia que temos para acelerar sua produção no país e garantir a vacinação de todas as pessoas. Entretanto, o governo federal já avisou que é contra a iniciativa e provavelmente não vai se mexer para que a proposta seja aprovada. O projeto de lei já passou pelo Senado e agora vai ser votado na Câmara dos Deputados.

As vacinas contra a covid-19 precisam ser consideradas bens públicos!

As pessoas são mais importantes do que os lucros!

Você pode fazer a diferença!

ASSINE A PETIÇÃO!

Vacina Para Todos

Exigimos que os líderes do mundo distribuam a vacina contra a COVID-19 para todas e todos!


Campo obrigatório

Campo obrigatório

Ao informar os seus dados, você declara que leu a Política de Privacidade da Oxfam Brasil e que está ciente do seu conteúdo.

imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.