Publicações

Empoderamento econômico das mulheres no Brasil

As autoras Marilane Oliveira Teixeira, economia e doutora em desenvolvimento econômico e pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero, e Nalu Faria, psicóloga, coordenadora da Sempre Viva Organização Feminista (SOF) e militante da Marcha Mundial das Mulheres, discutem a questão do trabalho doméstico e cuidado não remunerado no Brasil, o trabalho feminino e a inserção e permanência das mulheres no mercado de trabalho do país.

À Procura da Cooperação Sul-Sul no Orçamento Federal

Resultado de uma iniciativa do Articulação SUL com apoio da Oxfam Brasil e em diálogo com atores governamentais e não governamentais, o relatório À procura da cooperação Sul-Sul no orçamento federal traz uma proposta de mensuração da cooperação internacional do Brasil a partir de dados oficiais acessíveis publicamente.

Recompensem o Trabalho, Não a Riqueza

Relatório lançado em janeiro de 2018, às vésperas do Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, Suíça, que reúne as lideranças empresariais globais. O relatório revela como o modelo econômico mundial tem possibilitado que alguns poucos empresários acumulem enormes fortunas enquanto milhões de pessoas lutam para sobreviver com baixos salários e em condições precárias de trabalho.

Direitos Humanos em Tempos de Desigualdade

Estudo realizado pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Oxfam Brasil e Centro para os Direitos Econômicos e Sociais (CESR, na sigla em inglês) que revela os impactos da austeridade nas políticas públicas voltadas à área social no Brasil.

Nós e as Desigualdades - percepções sobre desigualdades no Brasil

Pesquisa Oxfam Brasil/Datafolha realizada em agosto de 2017 com 2.025 pessoas em todo o Brasil revela a percepção pública sobre as desigualdades no país. Com base nos resultados da pesquisa, a Oxfam Brasil reiterou sua agenda de combate às desigualdades, que tem como foco seis eixos: tributação, gastos sociais, educação, combate à discriminação, mercado de trabalho e democracia.

A Distância Que Nos Une - Um Retrato das Desigualdades Brasileiras

Relatório lançado em setembro de 2017 com o objetivo de alimentar o necessário e urgente debate público sobre as desigualdades no Brasil e as soluções existentes para reduzi-las.

Veja aqui como foi o lançamento do relatório em São Paulo.

Sociedade civil e o Novo Banco de Desenvolvimento

Documento de apoio à oficina "Novo Banco de Desenvolvimento e Sociedade Civil Brasileira: Articulando Estratégias para Incidência", realizada em agosto de 2017 e organizada pelo Grupo de Trabalho Sobre Finanças da Rede Brasileira pela Integração dos Povos (Rebrip) e Oxfam Brasil.

Construindo uma agenda para o monitoramento e avaliação da cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento

Este documento se propõe a levantar brevemente alguns elementos com o objetivo de subsidiar o debate sobre práticas de monitoramento e avaliação da Cooperação Sul-Sul, a partir das singularidades apresentadas pelas práticas brasileiras. Os elementos aqui registrados referem-se a reflexões oriundas de algumas avaliações de iniciativas da cooperação brasileira.

Reforma manipulada

Relatório de Oxfam América que mostra como as reformas propostas pelo presidente Trump e os líderes no Congresso manipularão ainda mais as regras em favor dos ricos e poderosos.

Páginas