Por trás das marcas

A campanha global da Oxfam Por trás das marcas (Behind the Brands) foi lançada em 2013 e levanta o debate sobre as políticas adotadas pelas multinacionais do setor de alimentos no mundo e como suas cadeias de fornecimento afetam as populações rurais e o meio ambiente. Cada vez mais ricas e prósperas, as grandes marcas assumem compromissos com políticas que não se concretizam na sua cadeia de produção, afetando negativamente milhões de pessoas que produzem suas matérias primas.

O Brasil participou da campanha mobilizando apoiadores para pressionar as empresas. Também, contribuiu com casos que evidenciaram o conflito por terra na cadeia do açúcar da Coca-Cola e PepsiCo. Como resultado, estas empresas adotaram políticas de tolerância zero para casos de usurpação de terra em suas cadeias de fornecimento e declararam apoio as Diretrizes Voluntárias da FAO para a Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais no contexto da Segurança Alimentar Nacional. A Oxfam Brasil está fazendo o seguimento dos casos levantados.

Grandes empresas falaram. Será que seus fornecedores escutaram?

Monitoramos os compromissos de sustentabilidade das empresas do agronegócio que fazem parte da cadeia de fornecedores das grandes empresas de bebidas e alimentos. Veja o que encontramos.

O Gosto Amargo do Açucar

O direito à terra e as cadeias de fornecimento das maiores empresas de alimentos e bebidas.

O direito à terra e as gigantes do refrigerante

Relatório oferece visão geral sobre os riscos e impactos, descreve o processo externo de avaliação, ressalta alguns dos apontamentos da avaliação e apresenta recomendações da Oxfam para que a Coca-Cola, a PepsiCo e todas as empresas da cadeia.

Doe agora

Seu apoio ajuda a mudar vidas

Cadastre-se para receber nossa newsletter