Por trás das marcas

A campanha global da Oxfam Por trás das marcas (Behind the Brands) foi lançada em 2013 e levanta o debate sobre as políticas adotadas pelas multinacionais do setor de alimentos no mundo e como suas cadeias de fornecimento afetam as populações rurais e o meio ambiente. Cada vez mais ricas e prósperas, as grandes marcas assumem compromissos com políticas que não se concretizam na sua cadeia de produção, afetando negativamente milhões de pessoas que produzem suas matérias primas.

O Brasil participou da campanha mobilizando apoiadores para pressionar as empresas. Também, contribuiu com casos que evidenciaram o conflito por terra na cadeia do açúcar da Coca-Cola e PepsiCo. Como resultado, estas empresas adotaram políticas de tolerância zero para casos de usurpação de terra em suas cadeias de fornecimento e declararam apoio as Diretrizes Voluntárias da FAO para a Governança Responsável da Terra, dos Recursos Pesqueiros e Florestais no contexto da Segurança Alimentar Nacional. A Oxfam Brasil está fazendo o seguimento dos casos levantados.

O Gosto Amargo do Açucar

O direito à terra e as cadeias de fornecimento das maiores empresas de alimentos e bebidas.

O direito à terra e as gigantes do refrigerante

Relatório oferece visão geral sobre os riscos e impactos, descreve o processo externo de avaliação, ressalta alguns dos apontamentos da avaliação e apresenta recomendações da Oxfam para que a Coca-Cola, a PepsiCo e todas as empresas da cadeia.

Doe agora

Seu apoio ajuda a mudar vidas

Cadastre-se para receber nossa newsletter