Notícias

Desigualdade na comida: quem realmente lucra com a nossa laranja?

Somos um dos maiores produtores da fruta no mundo, mas isso só tem beneficiado alguns poucos

Toda comida que a gente consome é produzida por milhões de agricultores pelo mundo. Um trabalho que deveria ser cada vez mais celebrado e valorizado, mas a realidade é bem diferente.

Redução da desigualdade no Brasil é interrompida pela vez primeira em 15 anos

Nosso novo relatório aponta ainda estagnação na equiparação de renda entre mulheres e homens e entre negros e brancos

Pela primeira vez nos últimos 15 anos, a redução da desigualdade de renda parou no Brasil, e também pela primeira vez, em 23 anos, a renda das mulheres retrocedeu em relação aos homens. Há 7 anos, a proporção da renda média da população negra brasileira se encontra estagnada em relação aos brancos.

Além disso, em 2016, retrocedemos 17 anos em termos de espaço para gastos sociais no orçamento federal.

Milhares de congoleses estão sendo expulsos de Angola

Oxfam alerta para a formação de uma crise humanitária de grande proporção na região de Kasai

Uma crise humanitária de proporções gigantescas está se formando na região de Kasaï, na República Democrática do Congo, onde quase 260 mil pessoas estão sob ameaça. Elas foram forçadas a deixar Angola em uma violenta perseguição a refugiados e migrantes. A área, uma das mais pobres da República Democrática do Congo, já sofre com problemas de desnutrição, cólera e ameaça de um conflito armado.

Peça teatral ajuda refugiados rohingya a enfrentarem um inimigo mortal

Espetáculo criado pela Oxfam e parceiros ensina boas práticas de higiene no maior campo de refugiados do mundo

Centenas de crianças rohingya se divertiram em raro momento de alegria assistindo a uma peça que ensina como se manter limpo e saudável no campo de refugiados de Kutupalong, em Bangladesh. Há quase 1 milhão de refugiados rohingya nos campos em Bangladesh, pessoas que fugiram de Mianmar no ano passado por causa da violência extrema no país vizinho. Crianças que viram seus familiares sendo assassinados agora enfrentam outra ameaça mortal - doenças contagiosas.

Oxfam oferece ajuda humanitária às milhares de pessoas da Caravana Migrante

Famílias inteiras andaram centenas de quilômetros de Honduras até o México fugindo da violência e fome

Milhares de pessoas estão fugindo desesperadas da violência, pobreza e fome em Honduras e se concentrando na fronteira da Guatemala com o México, depois de andarem centenas de quilômetros entre os países. A Caravana Migrante, como vem sendo chamada, é uma séria emergência humanitária e a Oxfam já está no local para oferecer ajuda, juntamente com organizações parceiras locais.

Conheça os repórteres selecionados para investigar a volta da fome

Mais de 80 repórteres de 15 estados diferentes enviaram pautas para concorrer às microbolsas

A Oxfam Brasil e a Agência Pública lançaram no final de agosto o concurso Microbolsas Fome, que abriu inscrições para que repórteres de todo o país propusessem pautas sobre a volta da fome à realidade brasileira.

Brasil está em 39º lugar em novo índice de desigualdades da Oxfam

Posição não leva em conta ainda o impacto do Teto de Gastos e Reforma Trabalhista no país

Sem levar em conta ainda os impactos do Teto de Gastos, que congelou os gastos sociais por 20 anos, e da Reforma Trabalhista, que retirou alguns importantes direitos dos trabalhadores, o Índice de Comprometimento com a Redução das Desigualdades lançado pela Oxfam nesta terça-feira (9/10) mostra o Brasil na 39ª posição entre os países que têm promovido esforços efetivos no enfrentamento das desigualdades.

Maior supermercado alemão só venderá bananas produzidas de maneira justa

Decisão tomada no final de setembro vale para as mais de 3 mil lojas da rede na Alemanha e Suíça

Gol da Alemanha! A rede Lidl, maior supermercado alemão e terceiro da Europa, anunciou no final de setembro que suas lojas na Alemanha e Suíça só venderão bananas produzidas de acordo com regras de comércio justo ('fairtrade'), o que significa uma exigência de melhores condições de trabalho e produção. A Lidl tem mais de 3 mil lojas na Alemanha e 100 na Suíça, de um total de mais de 10 mil estabelecimentos em toda a Europa e também nos Estados Unidos.

Oxfam intensifica resposta ao terremoto e tsunami na Indonésia

Há mais de 2.000 mortos e cerca de 300 mil desabrigados na ilha de Sulawesi

A Oxfam e organizações parceiras estão intensificando suas ações para ajudar 500 mil pessoas na ilha de Sulawesi, depois que o governo da Indonésia anunciou nesta segunda-feira (1/10) que mais de 2 milhões de pessoas podem ter sido afetadas pelo terremoto e tsunami.

Multinacionais brasileiras ignoram voz das comunidades

Novo informe analisa compromisso das empresas com Consentimento Livre, Prévio e Informado

Análise feita pela Oxfam Brasil nos documentos publicamente disponíveis de 21 empresas multinacionais brasileiras que atuam na América Latina e África nos setores de mineração, petróleo e gás, construção civil, agronegócio e siderurgia revela que nenhuma delas adota compromisso público inequívoco com o princípio de Consentimento Livre, Prévio e Informado (CLPI) dos povos indígenas e comunidades tradicionais afetadas pelas atividades.

Páginas