Oxfam fornece água potável e saneamento aos atingidos pelo tsunami na Indonésia

Novo desastre deixou 373 mortos, cerca de 1.500 feridos e mais de 11 mil desabrigados
qua, 02/01/2019 - 16:34

A Oxfam está trabalhando junto ao governo da Indonésia para fornecer água limpa e kits de higiene para as pessoas afetadas pelo tsunami que atingiu o estreito de Sunda, no oeste do país no final de dezembro.

Os últimos relatórios apontam 373 mortos, 128 desaparecidos, mais de 1.500 feridos e mais de 11 mil desabrigados. Esses números podem ser ainda maiores, já que muitas cidades costeiras das ilhas de Sumatra e Java foram transformadas em ruínas pelas ondas gigantes geradas pela erupção do vulcão Anak Krakatau.

Dino Argianto, líder de operações da Oxfam em Yogyakarta, capital de java, afirmou que “as pessoas estão em choque e temem pela sua segurança, temem a possibilidade de outro tsunami ou deslizamentos de terra. Elas também estão preocupadas com suas famílias e amigos que ainda estão desaparecidos.”

Milhares de pessoas estão alojadas em acampamentos improvisados e precisam urgentemente de ajuda, incluindo água potável, alimentos e suprimentos sanitários. Muitas vítimas são mulheres e crianças, que precisam de atenção especial. A Oxfam está fornecendo água limpa, construindo banheiros e distribuindo kits de higiene.

Uma das nações mais propensas a desastres do mundo, a Indonésia enfrentou outro tsunami em setembro de 2018 que devastou a região de Sulawesi, deixando mais de 2.000 mortos e cerca de 300 mil desabrigados.

Em um trabalho conjunto com parceiros, a Oxfam já alcançou mais de 100.000 pessoas afetadas pelos terremotos de Sulawesi com o fornecimento de água potável, construção de redes de distribuição, construção de banheiros e distribuição de kits de higiene pessoal. Além disso, os parceiros locais capacitados pela Oxfam para atuar em emergências chegaram aos locais atingidos no estreito de Sunda em menos de 24 horas.

Doe agora

Seu apoio ajuda a mudar vidas

Cadastre-se para receber nossa newsletter