Mais Justiça, Menos Desigualdades

 

Jornada das Pretas

As mulheres negras estão na linha de frente do enfrentamento das desigualdades no país e o seu ativismo e participação na política institucional evidenciam a importância de fortalecer suas ações.

As eleições de 2020 foram marcadas pelo significativo aumento do número de candidaturas negras e LGBTQIA+ em todo o país e a votação que essas candidaturas obtiveram foi expressiva. No entanto, das 88 mil candidaturas de mulheres negras que participaram das eleições de 2020, apenas 4,54% (pouco mais de 4 mil) foram eleitas. Isso mostra que há ainda grandes desafios para aumentar a representatividade política das mulheres negras e LGBTQIA+ e garantir o acesso dessas mulheres no espaço de decisão política.

Por isso reunimos 40 jovens mulheres negras ativistas, entre 18 e 29 anos, em um ciclo de debates para sistematizar suas experiências de participação política e discutir a construção de uma agenda política para potencializar suas candidaturas para 2022.

O ciclo de encontros foi promovido em parceria com o Instituto Alziras e o Instituto Marielle Franco.

As ativistas que participaram da Jornada divulgaram uma carta-manifesto em defesa de uma política mais justa e representativa, afirmando que sua participação na política brasileira é “emergencial, essencial e necessária”.

Leia aqui o manifesto Carta Preta – A Política que Queremos


13 mulheres negras e 3 mulheres trans figuraram entre as 10 candidaturas mais votadas nas capitais brasileiras em 2020.


40 jovens mulheres negras ativistas, com idades entre 18 e 29 anos, participaram do ciclo de debates.


Das 88 mil candidaturas de mulheres negras que participaram das eleições de 2020, apenas 4 mil foram eleitas.


Todas as participantes se comprometeram com a Agenda Marielle Franco, de práticas antirracistas, feministas e populares.

Realizamos também o webinário Jornada das Pretas – A Política Que Queremos, com cinco jovens mulheres negras que participaram das eleições em 2020 e não se elegeram.

Participaram do webinário: Keit Lima (SP), Leninha Santos (BA) , Nazaré Cruz (PA), Adriana Vasconcelos (SP) e Josiane Peçanha (RJ).

O evento também contou com a participação de Divaneide Basílio, vereadora em Natal e mediação de Viviana Santiago, consultora programática focada em Gênero, Raça e Etnia na Unicep (Centro Universitário Central Paulista).

Webinário Jornada das Pretas – A Política que Queremos

O evento é uma realização do nosso projeto Bairros, Olhares Desiguais e Juventudes, cofinanciado pela União Europeia e Prefeitura de Barcelona.

imagem do banner
Cadastre-se
Junte-se a nós para contribuir para as mudanças que queremos na sociedade brasileira.
Cadastre-se agora para receber mais informações!
Ao se cadastrar, você concorda com a política de privacidade da Oxfam Brasil

A Oxfam Brasil utiliza cookies para melhorar a sua experiência

Ao continuar navegando na nossa página, você autoriza o uso de cookies pelo site.